Miguel Rodrigues

Intelligent Traffic Systems Head

Siemens Portugal

Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico (2000) e detentor de uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo Instituto para o Desenvolvimento em Gestão Empresarial do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (2003), possui ainda certificações em Gestão de Projectos pela International Project Management Association (nível D, 2010) e pelo programa PM@Siemens (2011). É membro efectivo da Ordem dos Engenheiros e associado da Associação Portuguesa de Gestão de Projectos.

É actualmente e desde Outubro de 2014 responsável pelo Business Segment da Siemens Portugal que engloba as soluções para a mobilidade rodoviária - Intelligent Traffic Systems. A partir de Alfragide, a equipa endereça os mercados de Portugal, Angola e Moçambique e conta como importantes clientes múltiplas cidades em Portugal (Lisboa, Porto, Vilamoura) e Angola (Luanda e Malanje).

Entre Novembro de 2013 e Setembro de 2014 foi responsável pela área de Gestão de Projectos do Centro de Competências em bilhética para transportes públicos da Siemens, sediado em Alfragide. Durante este período foi o representante da empresa, em conjunto com congénere do cliente CP - Comboios de Portugal, no fórum de acompanhamento da OTLIS - Operadores de Transporte de Lisboa.

Entre Outubro de 2009 e Outubro de 2013 foi gestor de vários projectos na divisão Mobility da Siemens, tendo iniciado funções na área da sinalização ferroviária (Rail Automation) e passando posteriormente para o Centro de Competência em bilhética para transportes públicos (eTicketing CoC), núcleo de desenvolvimento global da Siemens sediado em Alfragide e para a fundação do qual teve parte activa.

Entre 2006 e 2009 foi Director de Área de Negócio na Tecmic - Tecnologias de Microlectrónica, tendo a seu cargo os segmentos de Transporte Público e Utilities, actuando no mercado nacional e Sul-americano e coordenando equipas em Oeiras e São Paulo. Teve a seu cargo os clientes CARRIS e Horários do Funchal, tendo participado a convite da ANTRAM no projecto Volante XXI, que assegurou a transposição para a legislação portuguesa da directiva comunitária que regula a actividade de motorista profissional de veículos pesados de mercadorias e passageiros.
Entre 1997 e 2006 desempenhou funções na área das infraestruturas para tecnologias de informação, nas empresas Hitec Sistemas e IsiNet - Serviços Informáticos, tendo assumido diversas posições nas áreas Técnica, Qualidade, Comercial e Gestão.
Apoio Institucional
Patrocinadores do Congresso
Apoiantes do Congresso
Parceiros do Congresso
Patrocinadores Gold
Patrocinadores Silver
Patrocinadores Bronze
ALTRAN CGI CISCO GFI HP HPE IBM MICROSOFT NOVABASE SAS
Parceiros
JLM & Associados NOSSA VdA Viatecla