Dia 26 - 17.30
Sala Sophia de Mello Breyner

APDC Digital Talks: Amplify Education

Serão realizadas três sessões Amplify Education, onde se pretendem analisar temas críticos da formação e educação, num formato de debate entre dois convidados e um moderador que lançará perguntas para discussão. Os participantes terão a oportunidade de colocar questões e interagir com os convidados. Em análise estarão os seguintes temas:

  1. "Transformação nas Credenciais de Educação" (30 minutos)
  2. "Novos Modelos de Financiamento da Formação" (30 minutos)
  3. "Realidade da Requalificação Digital" (30 minutos)
Estará o ensino tradicional a responder às necessidades do presente? Será que estamos preparados para enfrentar esta transformação? Fará sentido perpetuar os graus académicos convencionais e desvalorizar os certificados profissionais? Serão as micro-certificações uma resposta válida à necessidade contante de aprendizagem e atualização de conhecimentos? Estes são alguns dos temas em debate na primeira sessão.

Já no tema dos meios de financiamento, pretende-se debater questões como: com a obsolescência de conhecimento a acelerar, e sendo determinante manter o conhecimento e a literacia digital, fará sentido que a educação seja um serviço universal pago apenas pelo estado? Nesse caso, deverá ser um modelo imposto e prescrito por uma entidade central, inevitavelmente industrializado? As pessoas têm direito a ter uma palavra sobre o seu futuro, preferências e talentos? Será que a chave está mais num modelo que envolva as três partes, e daí possam nascer modelos económicos mais equilibrados e que permitam métodos de financiamento criativos, viáveis e que recompensem a partilha de risco e benefício? Precisamos de rever a forma como se financia a educação? Que novos modelos de financiamento poderiam complementar os que já existem?

No que respeita à terceira sessão, e estando hoje o reskilling no centro das atenções, há que refletir sobre se estaremos a fazer o suficiente para acompanhar as tendências profissionais e a preparar colaboradores para ocuparem as funções do futuro. Quem deve ser alvo dos programas de requalificação digital? Quem está sem emprego ou trabalhadores ao serviço? O mercado contratará pessoas requalificadas, ou existe um preconceito em relação a estas pessoas versus recém-formados em áreas digitais? A idade dos candidatos é um problema adicional?

Imagem

Luís Fernandes

Diretor
Agrupamento de Escolas do Freixo
Imagem

Maria João Horta

Subdiretora Geral
DGE
Imagem

Paula Marques

Executive Director
Porto Business School
Imagem

Cristina Jacinto

Vogal da Comissão Diretiva
Programa Operacional Capital Humano
Imagem

João Cruz

Patner
Closer
Imagem

João Magalhães

Co founder & CEO da Academia de Código
Academia de Código
Imagem

João Filipe de Matos

Diretor
Instituto Formação da Universidade de Lisboa
Imagem

Robin Opinião

Aluno
Academia de Código
Imagem Moderador

Miguel Moreira

Imagem Moderador

João Gomes

Diretor
FCCN
Imagem Moderador

Bernardo Caldas

Data Scientist
Vodafone

Apoio Institucional
Patrocinadores do Congresso
Apoiantes do Congresso
Parceiros do Congresso
Patrocinadores Institucionais
Patrocinadores Silver
Patrocinadores Bronze
AXIANS CGI CISCO CLARANET DELOITTE DXC TECHNOLOGY FUJITSU GFI GOOGLE HP HPE IBM MICROSOFT NOVABASE PAYPAL RANDSTAD SAP SAS
Parceiros
JLM & Associados NOSSA VdA Viatecla