Dia 26 - 11.00
Grande Auditório

Inteligência Artificial | Machine Learning | Robótica

As expetativas sobre o potencial da IA, machine learning e robótica são enormes. À medida que vão sendo utilizados em todos os momentos do dia-a-dia, tudo parece ser, cada vez mais, possível. Dos cenários de ficção científica, em que as máquinas se revoltam contra a humanidade, à realidade concreta da adoção progressiva, muitas vezes invisível, destas tecnologias, o que é facto é que estão a gerar profundas transformações na sociedade e na economia. Automação, aprendizagem das máquinas ou assistentes pessoais virtuais pessoais são exemplos de ferramentas tecnológicas com impactos visíveis. Quais as suas grandes vantagens? Para onde se caminha? Que regulamentação se impõe, para travar possíveis ameaças? Corremos o risco de as tecnologias ficarem ingovernáveis ou, pelo contrário, permitirão uma evolução sem precedentes da humanidade? 


KNS: Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico e Professor do Departamento de Engenharia Informática

Mentes Digitais: Ficção Científica ou Futuro Próximo?
O que têm em comum os computadores, as células e os cérebros? Os computadores são dispositivos electrónicos concebidos por humanos, as células são entidades biológicas criadas pela evolução e os cérebros são os recipientes e os criadores das nossas mentes. Mas todos eles são, de uma forma ou de outra, máquinas que processam informação. O poder do cérebro humano é, por enquanto, incomparavelmente superior ao de qualquer máquina ou ser vivo conhecidos. Porém, após milhões de anos de evolução, o cérebro humano permitiu-nos desenvolver ferramentas e tecnologias que facilitam as nossas vidas e mesmo criar computadores quase tão poderosos como o próprio cérebro. Neste seminário, descreve-se como os avanços na ciência e tecnologia poderão vir a permitir a criação de mentes digitais e tenta responder-se a uma questão inevitável: é o cérebro humano o único sistema capaz de acolher uma mente, inteligente e consciente?  Se as mentes digitais, artificiais ou naturais, se tornarem uma realidade, quais serão as implicações sociais, económicas, legais e éticas? Serão as mentes digitais nossas parceiras ou nossas rivais?

Imagem Keynote

Arlindo Oliveira

Presidente
IST
Imagem

João Nuno Bento

CEO
Novabase
Imagem

José Gonçalves

Presidente
Accenture
Imagem

Paula Panarra

Diretora Geral
Microsoft Portugal
Imagem

Tiago Azevedo

Group IT Director
REN
Imagem Moderador

Mafalda Anjos

Diretora
Revista Visão

Apoio Institucional
Patrocinadores do Congresso
Apoiantes do Congresso
Parceiros do Congresso
Patrocinadores Institucionais
Patrocinadores Silver
Patrocinadores Bronze
AXIANS CGI CISCO CLARANET DELOITTE DXC TECHNOLOGY FUJITSU GFI GOOGLE HP HPE IBM MICROSOFT NOVABASE PAYPAL RANDSTAD SAP SAS
Parceiros
JLM & Associados NOSSA VdA Viatecla