Estudo Accenture: Estado tem de mostrar impacto dos serviços digitais

2019-09-10 Mais de metade dos cidadãos teria mais confiança no Estado e nos seus serviços digitais se este conseguisse comunicar de uma forma melhor o impacto da implementação de novas tecnologias na vida da população. E quase um terço não sabe utilizar ao aceder aos serviços digitais públicos disponibilizados. A maioria está convicto de que há ainda muito espaço para melhorias. A conclusão é do mais recente estudo da Accenture.

Este trabalho visou perceber quais são os níveis de participação dos cidadãos nos serviços digitais da Administração Pública e o estado da oferta dos mesmos, assim como compreender de que forma é que a população está a aceitar o uso da tecnologia para fornecer o acesso a estas funcionalidades.
Um universo de 5 mil participantes, vindos de países como a Austrália, Alemanha, Singapura e Estados Unidos, sente-se satisfeita com a sua experiência nos serviços públicos digitais. Mas a maioria dos entrevistados do estudo afirma que existe ainda espaço para melhorias.

Mais de metade dos entrevistados revela que recorreria mais frequentemente a estas funcionalidades se pudesse aceder a mais do que um serviço governamental num só portal, se fosse utilizada IA não só para facilitar a oferta de serviços online 24 horas por dia, mas também para proteger os seus dados e impedir ciberataques.

31% dos cidadãos afirmam não utilizar ou não saber aceder às funcionalidades digitais disponibilizadas pelo Estado. E 56% dos participantes afirmou que teria mais confiança no Estado se este conseguisse comunicar de uma forma melhor o impacto da implementação de novas tecnologias na vida da população.

Como refere José Guita, responsável pela área de Administração Pública da Accenture em Portugal, em comunicado à imprensa, as tecnologias digitais são mais do que uma forma de simplificar processos, pois estes podem ser utilizados para melhorar a vida dos cidadãos, construindo uma relação de confiança com os cidadãos e as empresas e estimulando a adesão aos serviços online.
 

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