Fusão entre Vodafone Hutchison Australia e TPG bloqueada

2019-05-09 O regulador da concorrência australiano, a ACCC, acaba de bloquear a fusão, avaliada em 11 mil milhões de dólares, entre a Vodafone Hutchison Australia e a TPG Telecom, respetivamente os 4º e 3º maiores operadores de telecomunicações do país. Um dos objetivos da operação era combinar a rede de fibra da TPG com as redes móveis da Vodafone, mas o regulador considerou que iria afetar negativamente a concorrência.

A Vodafone opera principalmente no negócio móvel, através de uma joint venture com a Hutchison Telecommunications (Austrália), enquanto a TPG assenta grande parte do seu negócio de internet numa reputação de baixo custo. As duas empresas já adiantaram que vão recorrer da decisão, que afeta negativamente os planos de crescimento de ambos e especialmente da TPG, que pretendia reentrar no negócio móvel, de onde saiu em janeiro.

Este é o maior negócio bloqueado pelo regulador da concorrência nos últimos anos, mas ambos os operadores reafirmaram que estão comprometidas com o acordo de fusão e determinadas a lutar pela operação. Que, para os analistas, faz todo o sentido, uma vez que a Vodafone precisa de um parceiro e a TPG de ganhar escala.

Ambas as empresas acordaram na extensão do deadline para implementar a fusão até 31 de agosto de 2020 e consideraram ser “extremamente difícil” compreender a decisão do regulador. 
 

2019-08-02 | Atualidade Nacional

Sentido provável de decisão segue agora para consulta pública


Há menor procura dos modelos topo de gama


2019-07-25 | Breves do Sector

Nas modalidades de carregamento e pagamento por fatura