Google e Apple já disponibilizaram solução de contact tracing

2020-05-21 As duas gigantes tecnológicas já disponibilizaram às autoridades de saúde mundiais a solução tecnológica que criaram em parceria para o rastreio do COVID-19. A plataforma de contact tracing para smartphones com sistemas operativos de ambas (Android e iOS) notifica automaticamente as pessoas que possam ter sido expostas ao coronavírus.

Em comunicado conjunto, Google e Apple referem as aplicações já estão disponíveis para as autoridades sanitárias de todo o mundo e garantem a privacidade dos dados. "O que construímos não é uma aplicação, mas mais um interface de programação (API) que as agências de saúde poderão integrar nas suas próprias aplicações", esclarecem.

Assim, a utilização da API dependerá agora de cada país, que terá de construir uma aplicação a partir dessa plataforma. Em Portugal, foi desenvolvido um projeto liderado INESC TEC para a criação da aplicação móvel Stayaway Covid, tudo apontando para que seja essa que usará a tecnologia da Apple e da Google.

Para já, a tecnologia vai chegar a 22 países e três estados americanos, distribuídos pelos cinco continentes. No caso dos Estados Unidos, a API chegou ao Alabama, Carolina do Sul e Dakota do Norte. Nas próximas semanas as APIs serão disponibilizadas em mais regiões, a nível global. Estará disponível apenas uma aplicação por país.

O software desenvolvido baseia-se na tecnologia de Bluetooth para detetar outros smartphones na proximidade Caso o utilizador tenha uma app de controlo de distâncias instalado, será alertado caso tenha entrado em contacto com alguém que tenha sido diagnosticado positivamente com COVID-19.


Papel dos governos, empresas e cidadãos também é fundamental


Three Sweden arranca em junho e Telenor até final do ano


Rival Vodafone quer alcançar cobertura de 10 milhões de pessoas


No seu processo de digitalização e reajustamento à nova realidade


Consumidores vão manter por mais tempo dispositivos atuais


Entre as prioridades estão o digital e a economia verde


Defendendo implementação já no verão


Tem ainda processos a correr da Amazon, Apple e Facebook


Para proporcionar plataforma omnicanal inovadora para uma experiência bancária superior