IoT é considerada fundamental pelas empresas em tempos de pandemia

2020-10-07 As oportunidades que a IoT oferece às empresas superam claramente os desafios da implementação. A quase totalidade (95%) das empresas que adotou soluções IoT assume ter obtido um retorno do investimento e 73% afirmam que as organizações que não têm estas soluções vão ficar para trás dentro de cinco anos, até porque as capacidades digitais estão a ser postas à prova pela pandemia. A conclusão é da 1ª edição do Relatório IoT Spotlight 2020, da Vodafone Business.

Este trabalho, centrado no impacto que a Internet of Things (IoT) tem nas empresas, revela que a conjuntura pandémica obrigou o tecido empresarial a mudar as suas práticas e as prioridades de trabalho num curto período. Cerca de 77% das empresas que já usavam esta tecnologia aumentaram o ritmo de soluções durante este período.

Quase 85% dos adotantes acreditam fortemente que a IoT foi fundamental para manter a continuidade dos negócios e 73% consideram que a pandemia irá acelerar os seus planos de adoção destas soluções. É que Internet das Coisas gera valor e retorno do investimento (ROI) para os adotantes, de tal forma que 87% concordam que o core da sua estratégia empresarial mudou para melhor em consequência da adoção da tecnologia.

A quase totalidade das empresas entrevistadas (95%) assume ter obtido um retorno do investimento e 55% viram os custos operacionais diminuirem, em média, 21%. Da melhoria da eficiência operacional à criação de novos produtos e serviços conectados, os principais benefícios da implementação de soluções IoT incluem o aumento da produtividade dos colaboradores (49%) e a melhoria da experiência do cliente (59%).

Os dados da IoT estão a tornar-se essenciais no apoio da tomada de decisões das empresas (59%) e a ajudar 84% das empresas a atingir os seus objetivos de sustentabilidade. O relatório mostra ainda que a IoT possibilita novas formas de trabalhar e os benefícios são claramente superiores aos riscos, sendo um elemento essencial de preparação para o futuro. Três em cada quatro empresas afirmam que as organizações que não adotaram a IoT ficarão para trás dentro de cinco anos.

Embora a cibersegurança tenha sido um dos principais obstáculos à predisposição das empresas em adotar a IoT em anos anteriores, o IoT Spotlight 2020 vê uma redução significativa das preocupações, com apenas 18% das empresas a considerá-la um dos três principais obstáculos à adoção da tecnologia. Aliado às melhorias na diferenciação e na competitividade da marca (43%) demonstradas por adotantes experientes da IoT, este facto prova que as empresas que adotam esta tecnologia acreditam que as oportunidades que a IoT oferece superam claramente os desafios da implementação.

O IoT Spotlight apresenta as respostas de quase 1.650 empresas em todo o mundo, explorando a forma como utilizam a IoT e de que modo esta tecnologia está a ajudá-las a estarem ‘Future Ready'. Trata-se de um estudo que visa entender o impacto contínuo da IoT à medida que a tecnologia é adotada e implementada por empresas de todas as dimensões em todo o mundo. O relatório investiga a relação entre a Internet of Things, a estratégia comercial, a resiliência e o sucesso.

Apesar de ter conseguido um recorde de 28 milhões de clientes em 9 meses


Assim como núcleo standalone em vários mercados


Grupo apresenta resultados do terceiro trimestre


Fabricante diz esperar que governo suedo reavalie a sua posição


No sentido de garantir a segurança nacional


Comissão terá de apresentar proposta legislativa em 2021


Regulador da concorrência promete escrutínio agressivo


Na sequência do pacote de medidas a lançar pela CE até final do ano