WiFi4EU: 2ª call financia 3,4 mil municípios na Europa

2019-05-15 Um total de 3,4 mil municípios europeus, dos quais 80 são portugueses, vão receber um financiamento comunitário de 15 mil euros, no âmbito da segunda call do programa WiFi4EU, para instalar wifi nos espaços públicos. A Comissão Europeia recebeu mais de 10 mil candidaturas a esta fase, para onde serão canalizados 51 milhões de euros. Haverá ainda mais duas calls.

As candidaturas decorreram entre 4 e 5 de abril e os resultados foram anunciados hoje. Cada um dos 3,4 mil municípios vai receber um voucher no valor de 15 mil euros para cobrir o custo de instalação de hotspots wi-fi em espaços públicos, incluindo prefeituras, bibliotecas públicas, museus, parques públicos ou praças.

“Estamos muito satisfeitos com a resposta dos municípios a esta segunda chamada, que foi extremamente positiva.  Continuaremos a ligar os europeus, permitindo-lhes usufruir dos benefícios do mercado único digital”, refere a Comissária para a Economia e Sociedade Digitais, Mariya Gabriel, no comunicado da CE.

A iniciativa WiFi4EU integra um ambicioso plano da UE para as comunicações eletrónicas, incluindo a introdução de novas regras para dar resposta às crescentes necessidades de conetividade dos europeus e para impulsionar a competitividade do continente. Na primeira call, em 2018, foram selecionados um total de 2,8 mil municípios.

Para toda a iniciativa, a Comissão disponibilizou um orçamento adicional, para além dos 120 milhões ide euros inicialmente previstos, aumentando o número total de vales disponíveis para cerca de 9 mil. Embora baseado no princípio “first-come, first-served”, todos os países receberam um mínimo de 15 vouchers, desde que tenham apresentado um número suficiente de candidatos. Tendo em conta o enorme interesse na iniciativa para as autarquias, o número máximo de vouchers por cada país foi aumentado para 510.

A procura nas duas calls já realizadas tem sempre excedido largamente a oferta, registando-se candidaturas de todos os 30 países participantes (estados-membros da UE, Noruega e Islândia). Espanha, Itália e Alemanha já atingiram o número máximo de vouchers por país, num processo em que quase 98% vouchers disponíveis foram pedidos nos primeiros 60 segundos do lançamento da call.

Neste momento, já obtiveram vouchers um total de 6,2 mil municípios. Em Portugal, a par da Bulgária, Grécia, Croácia, Irlanda, Lituânia e Eslovénia, mais de 50% dos municípios já beneficiaram de financiamento nas duas primeiras calls.

2019-08-02 | Atualidade Nacional

Sentido provável de decisão segue agora para consulta pública


Há menor procura dos modelos topo de gama


2019-07-25 | Breves do Sector

Nas modalidades de carregamento e pagamento por fatura