Administradores não executivos da NOS renunciam aos cargos

2020-01-24
Jorge Brito da Silva, presidente do conselho de administração da NOS, e Mário Leite Silva e Paula Oliveira, administradores não executivos do operador, acabam de renunciar aos seus cargos. A informação está um comunicado da NOS à CMVM. Todos foram indicados por Isabel dos Santos e estão envolvidos no denominado ‘Luanda Leaks'.

"O Dr. Jorge de Brito Pereira, Dr. Mário Filipe Moreira Leite da Silva e Dra. Paula Cristina Neves Oliveira apresentaram hoje, ao conselho fiscal, as respetivas renúncias aos cargos de membros não executivos do conselho de administração desta sociedade", diz o comunicado da NOS à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Esta renúncia surge depois da intensificação das notícias sobre os negócios em torno de Isabel dos Santos, que começaram a surgir a partir do passado domingo. Todos lhe são muito próximos: Jorge de Brito Pereira é o advogado que trabalha com a empresária, Mário Leite Silva é um gestor que tem a liderança de várias empresas e Paula Oliveira tem negócios em conjunto com a filha de José Eduardo dos Santos.

Recorde-se que a NOS é controlada pela Zopt em 52,15%, sendo esta uma empresa criada em parceria entre a Sonae e Isabel dos Santos, detendo ambos metade do seu capital. Os demais acionistas do operador são p MSF Investment Management e o Norges Bank, com posições acima de 2%., estando o restante capital disperso no mercado.

Na sequência das notícias que têm surgido desde domingo, a Sonae já tinha vindo a publico avançar que estava a acompanhar "com atenção e preocupação" as notícias do Luanda Leaks, sobretudo "alusões feitas a vários membros não executivos do conselho de administração da NOS". "Os órgãos competentes da sociedade estão a avaliar a situação de forma rigorosa e com sentido de urgência", adiantava o grupo.

Entretanto, vários meios adiantaram que o conselho de administração da NOS se reuniu de urgência esta semana e que o seu comité de ética tinha agendado para a próxima segunda feira uma reunião para ouvir estes membros do conselho de administração. Não o chegou assim a fazer. Isabel dos Santos tem posições de relevo em 22 empresas portuguesas.

2020-02-14 | Atualidade Nacional

No âmbito da estratégia de diversificação de portefólio


2020-02-14 | Atualidade Nacional

Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait


Embora impondo limites à participação da fabricante


2020-02-13 | Breves do Sector

Com apresentação dos novos Chromebooks


2020-02-12 | Breves do Sector

Novo serviço permite aos cientistas de dados construir modelos de aprendizagem automática potentes