Anacom lança app ‘tem.REDE?’ para verificar cobertura das redes móveis

2020-10-19 O regulador das comunicações disponibilizou hoje ao público o ‘tem.REDE?', uma aplicação que fornece informação sobre a cobertura das redes dos operadores móveis no território nacional. Com ela, todos os utilizadores podem saber onde é que os operadores têm cobertura para disponibilizar serviços móveis de voz, SMS e MMS e de internet móvel.

Com a aplicação, o utilizador pode, além de verificar a cobertura do seu operador, consultar também a dos outros operadores no mesmo local. Pelo que a partir de agora passa a ser fácil saber que operadores têm rede no local onde vive ou onde tem a sua segunda habitação, ou no local para onde quer ir de férias, por exemplo. Pode ainda verificar se pode fazer uma chamada sem interrupções ou interferências, enviar SMS ou MMS ou usar a Internet para fazer chamadas de voz ou vídeo, navegar, fazer streaming vídeo e música, e jogar online.

Trata-se da primeira aplicação deste tipo em Portugal, disponível no site e no Portal do Consumidor da Anacom, sendo muito simples de usar para verificar a cobertura dos operadores MEO, NOS e Vodafone. Basta escolher o operador, inserir o local e selecionar a tecnologia-serviço. Consulte a legenda para interpretar o resultado ou a legenda detalhada para obter mais informação. Em alternativa poderá ampliar o mapa.

O serviço de voz, SMS e MMS, está tipificado na aplicação em coberturas 2G e 3G em: muito boa; boa; aceitável; limitada; e não disponível. Já o serviço de dados móveis 3G está tipificado em coberturas:  banda larga rápida 3G; banda larga básica 3G; acesso Limitado a dados 3G; e não disponível. E o serviço de dados móveis 4G está tipificado em coberturas: banda larga muito rápida 4G; banda larga básica 4G; acesso Limitado a dados 4G; e não disponível.

O ‘tem.REDE?' é uma iniciativa incluída no programa SIMPLEX, que fornece informação sobre a cobertura das redes móveis com base na informação disponibilizada pela MEO, NOS e Vodafone. Nesta primeira fase, a aplicação tem.REDE? está otimizada para desktop. Em breve, terá uma versão para smartphones.

2020-12-03 | Atualidade Nacional

Operadores tinham acordo que penalizava consumidores e concorrência, diz regulador


2020-12-03 | Atualidade Nacional

Vodafone avança com reformulação da queixa em Bruxelas


2020-12-03 | Atualidade Nacional

Parceria abrange os 3 pilares do Plano de Ação para a Transição Digital


2020-11-26 | Atualidade Nacional

Tomada de posição inédita surge com intensificar dos conflitos


2020-11-24 | Atualidade Nacional

Para promover desenvolvimento das redes pelos operadores


2020-11-24 | Atualidade Nacional

Associação defende que é preciso garantir dinâmica integrada com todos os stakeholders


2020-11-24 | Atualidade Nacional

Mário Ferreira é eleito como novo presidente da dona da TVI