Anacom quer garantir redes de comunicações e TDT para todos

2019-01-18 Resolver definitivamente o problema do acesso às redes de comunicações e de televisão digital terrestre é o objetivo da Anacom. Nesse sentido, tem vindo a realizar encontros com as autarquias no sentido de fazer um levantamento dos problemas que se registam nas várias regiões do país.

Uma das áreas que o líder do regulador, João Cadete de Matos, tem destacado é o de prosseguir o esforço de cobertura do país, incluindo as zonas mais remotas, com redes de fibra ótica, “uma vez que o acesso à tecnologia é um elemento fundamental para evitar a desertificação do País e promover a coesão do território”, como refere uma nota da Anacom.

Neste contexto, assumem relevância a partilha de infraestruturas, para que as redes e serviços possam chegar a todos os locais, mesmo aos que têm uma fraca densidade populacional e onde o retorno do investimento será mais difícil. O estabelecimento de acordos de roaming entre os operadores móveis, não apenas em situações de emergência, é outra das metas. Estes objetivos foram destacados na recente reunião com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, tal como as preocupações do regulador sobre a televisão digital.

O regulador está assim a trabalhar com várias entidades para fazer um levantamento da situação existente em todo o território, tendo sido acordada a colaboração da ANMP no levantamento das dificuldades existentes no país. O objetivo é fazer um diagnóstico que permita encontrar soluções para os casos em que existam famílias sem acesso à televisão digital gratuita. Pretende-se ainda aproveitar a migração associada à libertação da faixa dos 700 MHz, onde funciona atualmente a TDT, para melhorar as condições de receção do sinal e permitir que todos vejam assegurado o seu direito a ver televisão gratuita.

O encerramento das estações de correios e a sua substituição por postos onde, em muitos casos, a prestação do serviço não tem qualidade equivalente à das estações, foi outro tema.
 

2019-10-10 | Atualidade Nacional

Para disponibilizar inovações em data science e IA para o retalho


2019-10-08 | Atualidade Nacional

Regulador flexibiliza calendário para dar resposta às preocupações da MEO


Em causa está a preferência dos consumidores pelo online


2019-10-11 | Breves do Sector

Com um total de cinco projetos distinguidos nas várias áreas