CEO da Altice Portugal antecipa 5G só para 2021

2020-03-27 A inevitável suspensão do leilão de 5G, em resultado da atual pandemia do coronavírus, deverá adiar o arranque da nova geração móvel para 2021. Mesmo que o processo seja retomado no decurso do segundo semestre do ano. A previsão é do CEO da Altice Portugal, que considera que a decisão foi favorável, dada a instabilidade e incerteza que se vive atualmente.

"Acredito que estaremos perante uma crise que terá a sua fase mais aguda durante este segundo trimestre de 2020, pelo que na segunda metade do ano poderemos começar a sentir alguma normalidade. [Mas mesmo] se for retomado na segunda metade do ano, não me parece que seja viável que haja serviços 5G em Portugal em 2020″, referiu Alexandre Fonseca, numa conferência telefónica com jornalistas.

No que respeita à decisão concreta de suspensão do leilão, o gestor admitiu que foi uma medida favorável , dadas as circunstâncias, devido à incerteza gerada pelo vírus: "obviamente que, quando estamos perante cenários de incerteza como o que estamos a atravessar, estes momentos não são os melhores momentos para investimentos significativos. A decisão que foi tomada por indicação do Governo e transmitida pelo regulador faz todo o sentido".

Questionado sobre os seus clientes e o pagamento de faturas, afasta tomar "medidas alargadas", mas não descarta analisar "caso a caso" as situações de clientes particulares ou empresariais com dificuldades em pagar os seus serviços e que, por isso, estejam na iminência de ficarem sem comunicações eletrónicas.

"Temos tido extraordinária sensibilidade para analisar caso a caso todas as situações", garantiu Alexandre Fonseca. E adiantou que o operador tem dado outros contributos ao nível operacional, com investimentos de "alguns milhões de euros" em melhorias do serviço por causa da pandemia. "Medidas alargadas são medidas estruturais. Terão de ser tomadas no seio da indústria e no seio do setor, para não serem ad hoc e para serem medidas estruturais", explicou.

Recorde-se que, em conjunto com a NOS e a Vodafone, a Altice/MEO ofereceu aos clientes 10 GB em dados móveis, que podem ser solicitados até ao fim deste mês e ficam válidos durante 30 dias contínuos. Além disso, em conjunto com os canais desportivos, todos abriram o acesso a conteúdos da Sport TV, Benfica TV e Eleven Sports.

2020-05-29 | Atualidade Nacional

Vai fornecer competências aos empreendedores e ferramentas


2020-05-28 | Atualidade Nacional

Pata infraestruturas de nova geração


2020-05-26 | Atualidade Nacional

Fabricante diz que pandemia acentuou ainda mais a necessidade destas redes


2020-05-26 | Atualidade Nacional

Nuno Santos passa a Diretor de Marketing do grupo mundial


2020-05-25 | Atualidade Nacional

De um total de 87 processos, 57 resultaram neste valor


2020-05-22 | Atualidade Nacional

Garantindo ter sido feita com critérios e objetivos proporcionais


2020-05-22 | Atualidade Nacional

Presidente da APDC volta a integrar júri de seleção


2020-05-22 | Atualidade Nacional

Líder do operador defende revisão do processo em Portugal