Microsoft comemora 30 anos em Portugal e alcança marca de 1.100 colaboradores

2020-09-22 No ano em que celebra os seus 30 anos de vida em Portugal, a Microsoft alcança os 1,1 mil efetivos, número que duplicou nos últimos quatro anos. Depois da resposta inicial de emergência à Covid-19, a tecnológica está agora focada em ajudar os clientes na recuperação económica e a reimaginar como irão trabalhar, otimizar as suas operações, relacionar-se com os seus clientes ou até criar novos produtos e serviços, para o pós-pandemia.

Em comunicado, Paula Panarra, diretora-geral da Microsoft, adianta que a companha está  também empenhada "em capacitar digitalmente pessoas, comunidades e organizações, para garantir uma recuperação económica sustentável e inclusiva. E garante que teve "um papel fundamental no desenvolvimento da economia e a digitalização da sociedade portuguesa. No atual contexto, esse papel é ainda mais fulcral".

Sob o mote "Ativar Portugal", a Microsoft tem vindo a construir um forte ecossistema suportando a Transformação Digital através da tecnologia. A visão da tecnológica para este ano fiscal, que teve início recentemente, assenta agora em três pilares fundamentais: Economy Recovery, Skilling e Sustentabilidade.

Com a pandemia, a Microsoft ajudou os seus clientes a responder com urgência às necessidades do momento. Agora, o objetivo passa pela recuperação económica, pelo que está a fornecer ferramentas, soluções e orientação para capacitar colaboradores, otimizar operações e, em alguns casos, mudar produtos e serviços. O comunicado cita os exemplos de  clientes que usam as plataformas e soluções Microsoft, enquanto se deparam com a inovação tecnológica no novo normal. Assim como a necessidade de uma arquitetura de segurança "Zero Trust" que protege pessoas, dispositivos, aplicações e dados, quando tudo é remoto.

Mas a crescente digitalização e transformação dos postos de trabalho implica que as competências humanas são cada vez mais necessárias. As empresas terão de garantir as competências certas na força de trabalho e tomar decisões de reskilling e upskilling para a construção de uma geração sólida, com talento e que garanta também o retorno do investimento. Dados do LinkedIn Graph para Portugal, de setembro de 2020, mostram que das dez empresas que mais contratam, cinco são tecnológicas e que a função mais contratada é de software engineer, O peso de soft skills nas contratações é relevante.

Nesta área, a Microsoft lançou recentemente uma iniciativa de competências globais com o objetivo de levar a digitalização a mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo até o final do ano. Esta iniciativa reunirá todos os departamentos da empresa, combinando recursos existentes e novos do LinkedIn, GitHub e Microsoft. Ao nível nacional, tem apostado no programa UPSkill - Digital Skills & Jobs, uma iniciativa da APDC em parceria com os Politécnicos e o IEFP.  Tem ainda uma parceria com a Fundação José Neves na aposta na educação e nas competências em novas áreas do conhecimento associadas à tecnologia e ao digital.

No que respeita à sustentabilidade, a companhia está comprometida em fazer chegar o poder da tecnologia a todos para que, com ela, se possa criar um futuro mais sustentável. Em 2030, a pretende ser carbono negativa, e, até 2050, vai retirar do ambiente todo o carbono que a empresa emitiu diretamente ou através do consumo elétrico, desde a sua fundação. No início de 2021 a empresa vai também tornar a redução de carbono uma condição explícita nos seus processos de aquisição de produtos e serviços. Para os clientes empresariais do Azure, a Microsoft desenvolveu a Calculadora de Sustentabilidade que fornece informações com base nos dados das emissões de dióxido de carbono associadas aos serviços utilizados.

Adianta-se ainda que o regresso do Building the Future está previsto para 26, 27 e 28 de janeiro, reunindo especialistas sob o tema "The Future is Now". Neste evento, será dada a conhecer a forma como as organizações e a sociedade se vão reconstruir e reorganizar e tirar o máximo partido da tecnologia para aumentar o impacto positivo em áreas como a sustentabilidade, cidadania, inclusão ou diversidade. E também conhecer casos de transformação digital no setor da educação.

2020-10-21 | Atualidade Nacional

Envolvendo várias empresas e entidades


2020-10-20 | Atualidade Nacional

Considerando que regulador desconsiderou impactos da pandemia


2020-10-20 | Atualidade Nacional

Miguel Almeida diz que regras do leilão de 5G condenam setor “à idade das trevas”


2020-10-19 | Atualidade Nacional

Serviço abrange os três operadores com infraestrutura própria


2020-10-19 | Atualidade Nacional

Documento final deverá ser anunciado em breve


2020-10-16 | Atualidade Nacional

Por fortes índicios de mudança não autorizada de domínio sobre a MC


2020-10-16 | Atualidade Nacional

Vodafone e Altice ameaçam mesmo não concretizar investimentos em Portugal