Operadores querem valor do leilão 5G até 100 milhões

2020-01-24
Os três operadores de comunicações consideram que o valor do leilão de espetro para o 5G não deverá ultrapassar os cem milhões de euros no total, uma vez que o investimento na nova tecnologia móvel deverá ser bastante mais elevado do que o que foi realizado no 4G. Por isso, pedem ao Governo moderação, avança hoje o Jornal Económico. 

De acordo com o jornal, a Altice, NOS e Vodafone consideram que este limite será necessário para conseguirem assegurar os elevados investimentos que terão que realizar nos próximos anos para implementar a tecnologia. Se pagarem um valor demasiado elevado no leilão, esses investimentos serão ameaçados. Adiantam ainda que o custo total de implementação ter que ser inferior aos cerca de 250 milhões de euros investidos por cada players no 4G.

Tendo em conta o calendário da ANACOM, o arranque do leilão para a atribuição das licenças para o 5G será em abril e decorrerá até junho, prevendo-se que a a conclusão dos procedimentos de atribuição de direitos de utilização de frequências (DUF) seja feita entre junho e agosto. O que permitirá ao país cumprir as metas de Bruxelas, de em 2020 haver pelo menos uma cidade em cada estado-membro com oferta comercial da nova geração móvel.

Entretanto, terá de ocorrer o processo de migração da TDT, uma vez que esta opera numa das faixas de frequência necessárias para o 5G: os 700 MHz. Também nesta migração, o regulador definiu um calendário faseado, prestes a arrancar e a decorrer até final de junho. Enquanto concessionária da rede, a Altice Portugal tem vindo a alertar para a impossibilidade de cumprir os prazos e a decisão da ANACOM já foi impugnada judicialmente.

2020-09-24 | Atualidade Nacional

Com portefólio empresarial que alia inovação, desempenho e design


2020-09-24 | Atualidade Nacional

Roaming nacional poderá ser obrigatório para os operadores


2020-09-22 | Atualidade Nacional

Tecnológica está focada em ajudar clientes a reimaginar negócios no pós-pandemia


2020-09-17 | Atualidade Nacional

Dando acesso a conhecimento, recursos e ferramentas


2020-09-16 | Atualidade Nacional

Opinião de Nelson Pereira , responsável de Telco e Media da Minsait em Portugal


2020-09-16 | Atualidade Nacional

Na criação de postos de atendimento em regime de teletrabalho, entre outros


2020-09-16 | Atualidade Nacional

Portugueses chegam à Internet em força no verão


2020-09-16 | Atualidade Nacional

De acordo com o índice que avalia o posocionamento e a reputação das marcas


2020-09-14 | Atualidade Nacional

Grupo salienta cobertura de fibra e oferta de tv em 3 plataformas distintas