Vinci Energies compra Novabase Digital por 33 milhões

2019-11-05 A VINCI Energies e a Novabase SGPS chegaram a acordo para a venda da Novabase Digital, subsidiária centrada nas aplicações e analítica de dados para os setores de governo, transportes e energia. O preço acordado é de 33 milhões de euros, a ser pago na data de concretização da transação, podendo acrescer a este valor um potencial earn-out de 3 milhões de euros, tendo em conta performance final da empresa negociada até final este ano.

Assim, a Novabase SGPS alienará as ações representativas da totalidade do capital social da Novabase Digital SA, bem como o valor económico e os colaboradores afetos a este negócio que estejam noutras subsidiárias da tecnológica portuguesa. A concretização da operação ocorrerá nos próximos meses, estando sujeita à verificação de um conjunto de condições, nomeadamente à não oposição da Autoridade da Concorrência. A Novabase Digital emprega atualmente perto de 400 colaboradores, tendo apresentado em 2018 uma faturação de 35 milhões de euros.

Para a VINCI Energies, subsidiária do Grupo VINCI dedicada à transição energética e à transformação digital, esta aquisição representa um reforço da sua posição de liderança no mercado nacional, alargando o portfólio de soluções da AXIANS, marca dedicada aos serviços e soluções na área das tecnologias de informação e comunicação.  Já para a Novabase, o encaixe obtido com a venda permitirá acelerar a sua estratégia de investimento.

“Este negócio da Novabase é já hoje uma referência em know-how e sofisticação de oferta no quadro europeu. A aquisição consolida assim a estratégia de crescimento e desenvolvimento da VINCI Energies em Portugal, através da sua marca AXIANS, já estabelecida como uma das principais parceiras de organizações privadas e públicas na área de transformação digital, com especialização vertical”, refere Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies em Portugal.

“É com muita confiança no futuro que comunicamos a venda deste ativo à VINCI Energies, que já demonstrou em transações anteriores ser uma entidade que atribui importância às pessoas que transitam com o negócio, integrando-as e oferecendo-lhes oportunidades de crescimento. Para a Novabase, esta operação permitirá acelerar a execução da sua estratégia, libertando recursos importantes para os investimentos que pretendemos fazer e para honrar os compromissos que estabelecemos com os nossos acionistas, recentemente apresentados ao mercado”, acrescenta João Nuno Bento, CEO da Novabase SGPS.

2019-11-28 | Atualidade Nacional

Valor representa aumento de 200 mil encomendas num ano


De acordo com o mais recente relatório da The Economist Intelligence Unit


Considerando tecnologia essencial para a competitividade europeia


2019-12-05 | Breves do Sector

Com a solução HP ZCentral


2019-12-03 | Breves do Sector

Com uma adesão muito acima das expetativas dos empreendedores