Vodafone Portugal e Vodafone Espanha fazem roaming com 5G

2019-05-23 A Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha, em parceria com a Ericsson, deram um passo histórico no desenvolvimento da quinta geração móvel: realizaram, pela 1ª vez a nível mundial, uma sessão 5G em roaming em mobilidade. Este marco tecnológico passou por uma demonstração de gaming, com dois jogadores profissionais da ESL a defrontarem-se, em tempo real, enquanto atravessavam a fronteira entre Valença e Tui, ligados à rede 5G das suas empresas.

“Realizar este use case é uma excelente forma de mostrar as inúmeras potencialidades da quinta geração móvel, em particular, a baixa latência.  Será graças a esta característica disruptiva que conseguiremos impulsionar, no futuro, inovações que vão transformar por completo as nossas vidas, como carros autónomos, cirurgias à distância ou negócios assentes em realidade virtual e aumentada. Com mais esta demonstração, que prova que o desenvolvimento tecnológico e a inovação não têm fronteiras, a Vodafone Portugal dá provas que tem todas as condições para liderar a introdução do 5G em Portugal”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, em comunicado.

“O 5G servirá tanto os consumidores como as empresas, e elevará a Internet das Coisas a um patamar superior, onde a elevada conectividade será um pré-requisito. A Ericsson e a Vodafone têm uma forte parceria para a inovação e, com este importante marco, ligam pela primeira vez dois países ao 5G em mobilidade, contribuindo para a construção de um forte ecossistema rodoviário e tornando o 5G um sucesso em Portugal”, acrescentou Luís Silva, CEO da Ericsson Portugal.

Esta sessão de dados 5G inédita no mundo evidenciou a eficácia da rede móvel da Vodafone, que manteve o bom desempenho e de forma ininterrupta – com tempos de resposta muito curtos e velocidades elevadas – enquanto os jogadores se deslocavam entre os dois países. O sucesso tecnológico desta demonstração também foi possível graças a um conjunto alargado de melhores práticas e sinergias transversais ao grupo, nomeadamente no que diz respeito à coordenação e parametrização das redes móveis, neste caso, de Portugal e Espanha. Esta configuração permitiu às estações dos dois países ‘conhecerem-se’ e comunicarem uma com a outra sem interrupções – prática tecnicamente designada por handover.

“Ao longo do último ano e meio temos vindo a realizar consecutivamente testes, para ficarmos a conhecer melhor esta nova tecnologia. Hoje, ao demonstrarmos a eficácia da rede 5G em roaming em mobilidade, estamos a dar mais um significativo passo na construção da rede 5G. Este é, aliás, um dos grandes propósitos do nosso laboratório de inovação Vodafone 5G Hub: explorar o máximo de use cases para que, quando a tecnologia for lançada, a sua utilização seja muito mais concreta”, referiu João Nascimento, CTO Vodafone Portugal.

Para a concretização desta primeira sessão 5G em roaming em mobilidade – realizada com a Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento da quinta geração móvel – foram utilizadas oito antenas 5G, a funcionar com espectro cedido temporariamente pela Anacom na faixa dos 3,6GHz. As antenas Ericsson AIR 6488 5G foram instaladas em estações já existentes em Portugal e Espanha, permitindo tirar partido da atual rede 4G de última geração da Vodafone, em linha com as especificações 5G Non-Standalone (NSA) fechados pela indústria para a comercialização desta tecnologia. As antenas 5G implementam as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações que suportarão a próxima geração de comunicações móveis e que garantem maior capacidade, eficácia e eficiência espectral.

A demonstração contou ainda com a parceria do Grupo Salvador Caetano e da Toyota Portugal e permitiu mostrar, para além do gaming em mobilidade, uma solução de infotainment, com pontos de interesse turísticos de Valença e Tui e outras informações adicionais.

Já em dezembro, a Vodafone Portugal foi o 1º operador em Portugal a realizar uma ligação 5G com recurso a um smartphone 5G e, há dois meses, instalou a primeira antena 5G do país no seu Edifício Sede, no Parque das Nações, em Lisboa, para que todos os parceiros do Vodafone 5G Hub possam testar os seus projetos. 

2019-06-17 | Atualidade Nacional

No decurso do MOCHE XL Esports by Huawei


2019-06-14 | Atualidade Nacional

João Bento reverte estratégia adotada até agora pelo grupo postal


Innovation Scoreboard 2019 mostra melhoria do desempenho


Fabricante prepara-se para corte de serviços com empresas dos EUA


2019-06-11 | Breves do Sector

Para ajudar as empresas a compreender melhor e prever problemas


2019-06-06 | Breves do Sector

É o único operador a disponibilizar aplicação de tv em consolas