Vodafone tem identidade global para o negócio empresarial

2018-12-05 Chama-se Vodafone Business e é a nova identidade global para o segmento empresarial da gigante britânica. Esta é a primeira vez na história do grupo Vodafone que é criada uma marca exclusivamente para os clientes empresariais. Na base desta decisão estão os resultados do Barómetro de Tendências Globais 2019, que identifica as quatro prioridades fundamentais para os negócios nos próximos 12 meses: confiança, ética, inteligência artificial e foco no cliente.

O estudo da Vodafone, que contou com opiniões de empresários, analistas de mercado, consultores e futurologistas, explica como as prioridades identificadas podem beneficiar os negócios, atendendo às novas necessidades e desafios dos clientes empresariais.

“O foco no cliente e a necessidade de colocar as pessoas no centro do negócio é uma das tendências com as quais nos identificamos mais e que incluímos na conceção da nova marca, Vodafone Business. Queremos ser o parceiro de excelência das empresas nacionais, impulsionando o seu processo de Transformação Digital, através da disponibilização de soluções de última geração e de um serviço cada vez mais personalizado”, refere Paula Carioca, administradora da Vodafone para o segmento empresarial.

O Barómetro de Tendências Globais 2019 identificou as questões, desafios e oportunidades prioritárias que as empresas vão encontrar no decurso do próximo ano. Assim a confiança é cada vez mais valorizada no panorama atual de incerteza que domina o mundo digital. Os clientes estão mais atentos ao valor dos seus dados pessoais e esperam que as empresas consigam dar resposta aos desafios que enfrentam: 70% dos inquiridos sentem-se ameaçados pelos riscos cibernéticos; 63% dos entrevistados admitiram ter deixado de usar serviços digitais devido a questões de segurança; e 55% dos empresários abordados pelo estudo assumem que manter a confiança dos clientes é uma preocupação.

Já a ética é considerada a base do sucesso das empresas, tendo em conta o aumento da competitividade, que faz com que se  procurem novas formas de diferenciação. Agir de forma ética e em respeito pela sociedade é crítico para o estabelecimento de relações de confiança entre as empresas e os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Cerca de 93% dos empresários sentem pressão dos seus clientes para agirem de forma ética; enquanto 92% das empresas têm essa expectativa em relação aos seus fornecedores. Para 83% dos inquiridos, agir de forma ética acaba por gerar mais receita para as empresas.

Terá ainda que existir equilíbrio na relação entre pessoas e máquinas, uma vez que o mercado de trabalho está em permanente mudança. Para 86% dos inquiridos a inteligência artificial vai gerar novos empregos e 83% dos entrevistados pensam que as profissões serão mais produtivas. Já 85% da amostra concorda que os seres humanos terão de trabalhar com sistemas de inteligência artificial.

Estas mudanças levantam, também, algumas inseguranças, já que 54% das pessoas que responderam ao estudo revelaram sentir insegurança perante este futuro, afirmando que o uso da inteligência artificial pode levar a discriminação. É, por isso, importante que os líderes empresariais compreendam o papel da inteligência artificial e o seu impacto futuro nos recursos humanos.

Num mercado volátil, dominado pela tecnologia, estar atento às necessidades dos clientes é uma prioridade, pelo que as pessoas são o elemento central dos negócios. Ao mesmo tempo, o papel dos colaboradores é vital para a transformação e crescimento dos negócios. 93% dos líderes empresariais acreditam que os clientes têm expectativas cada vez maiores. Já 85% da amostra concorda que as necessidades dos clientes estão a mudar rapidamente e 95% admitem que é vital ajudar os colaboradores a serem mais produtivos.

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