Huawei mostra aplicações 5G inovadoras

2019-09-05 A Huawei e os seus parceiros apresentaram na 5.ª edição do Huawei Asia-Pacific Innovation Day um conjunto de aplicações industriais inovadoras para demonstrar o enorme potencial das aplicações comerciais 5G. Realidade virtual (VR) 5G+, vídeos 5G+ 8K, drones 5G+, telemedicina 5G e uma ambulância ligada à rede 5G foram as aplicações em destaque.

Em comunicado, a fabricante destaca que melhorar a experiência do consumidor e capacitar a digitalização industrial são os principais objetivos da implementação 5G. Assim, no âmbito do 5G+ VR, no Santuário de Pandas, a vários quilómetros de distância, as câmaras panorâmicas VR de 360° transmitiam os movimentos dos pandas em tempo real, através da rede 5G, para os participantes da conferência que usavam headsets VR, desfrutando de uma experiência imersiva com os pandas dentro do recinto. Já no que respeita aos vídeos 5G+ 8K, suportada por redes 5G, uma tela 8K transmitia vídeos UltraHD (UHD) de atuações que estavam a acontecer em tempo real, oferecendo imagens e detalhes mais nítidos.

Como as redes 5G têm maior cobertura, a transmissão live em 8K será possível quando e onde se desejar, a um custo menor e de forma mais eficiente. No futuro, o 5G será ainda mais integrado com VR, transmissão ao vivo em 8K e outros serviços. Tal vai facilitar aplicações mais inovadoras em áreas como a telemedicina e transmissão ao vivo, o que acelerará o desenvolvimento da economia digital.

O 5G vai permitir mais aplicações em vários setores, melhorando consideravelmente a eficiência e reduzindo os custos. Como demonstrado no evento, as redes 5G vão servir como base de um sistema abrangente de assistência médica de emergência, composto por ambulâncias conectadas e aplicações suportadas pela Inteligência Artificial (IA), como AR, VR e drones.

Quando um doente entra numa ambulância ligada à rede 5G, o médico pode usar o equipamento no veículo para concluir a sua avaliação clínica, como exames de sangue, eletrocardiograma ou ecografia. Em simultâneo, informações relacionadas, como imagens digitalizadas, sinais vitais e registos médicos dos feridos, podem ser enviadas aos hospitais em tempo real, para que os médicos possam fazer planos de tratamento de emergência e preparar atempadamente as cirurgias. Esta inovação vai diminuir o tempo da resposta à emergência médica e aumentar a taxa de sucesso do tratamento.

Além das aplicações demonstradas no evento, os visitantes também experimentaram fora do local outras aplicações inovadoras alimentadas por redes 5G. Essas aplicações incluíram um camião de demonstração de redes 5G multidimensionais na zona sul da área de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia de Chengdu, autocarros 5G na Segunda Circular de Chengdu e telemedicina no 3º Hospital com mais doentes de Chengdu. Em todos estes casos, as pessoas experimentaram a alta velocidade das redes e aplicações 5G, como vídeos VR e UHD preparados para 5G em movimento.

2019-11-13 | Atualidade Nacional

Grupo sobe receitas e clientes em todos os segmentos de mercado


2019-11-13 | Atualidade Nacional

Com crescimento nos negócios fixo e móvel


Negócio deverá ficar fechado em 2020


Em causa está a preferência dos consumidores pelo online