NOS Follow equipa parque de bicicletas da Universidade de Évora

2019-05-21 A NOS associou-se à Universidade de Évora e ao seu projeto U-Bike, com financiamento do POSEUR, equipando o parque de bicicletas tradicionais e elétricas com o NOS Follow. Trata-se de uma solução tecnológica de IoT que permite fazer a gestão e monitorização dos veículos, de forma rápida, simples e em tempo real.

Em prol da mobilidade, sustentabilidade urbana e redução das emissões de CO2, desde janeiro a Universidade de Évora – através do projeto U-Bike – disponibiliza à comunidade académica (pessoal docente e não docente) 500 bicicletas para utilização nas deslocações no município.

Destinados à comunidade académica eborense sob candidatura e em regime de longa-duração, as 300 bicicletas convencionais e 200 elétricas, que constituem a oferta atualmente disponível, estão a partir de agora equipadas com um sistema inovador de gestão e monitorização desenvolvida pela NOS, que comunica em tempo real dados de utilização das bicicletas.

Esta monitorização é feita através de um dispositivo, instalado em cada uma das bicicletas. Este equipamento recolhe e envia dados para uma plataforma central, entre os quais, localização em tempo real com imagem de satélite da Google e com as imagens do Google Street View, registo de percursos de viagem, tempo de utilização, quilómetros percorridos, entre outros indicadores. Em áreas com fraco sinal ou sem sinal de GPRS/GSM, o dispositivo armazena as localizações e envia-as para a plataforma quando recupera o sinal GPRS/GSM. Este dispositivo emite ainda alertas de excesso de velocidade e entrada ou saída da área de georreferenciação, entre outros.

O acesso à plataforma NOS Follow, que centraliza (24 horas por dia/7 dias por semana) e agrega em diversas análises (padrões e estatísticas) os dados recolhidos pelo dispositivo, pode ser feito através do PC, tablet e pela App NOS Follow, disponível para Android e iOS.

Com base nos resultados obtidos, a Universidade de Évora está a avaliar a possibilidade de no futuro, em parceria com outras entidades locais, estes dados poderem ser utilizados de forma a redefinir trajetos dos transportes existentes ou os horários das aulas nos diferentes edifícios da Universidade.

2019-09-20 | Atualidade Nacional

No âmbito da cooperação entre as duas entidades


2019-09-19 | Atualidade Nacional

NOS mantém a liderança deste mercado, com quota de 40,5%


Como preparação para a introdução e implementação rápida do 5G


2019-09-20 | Breves do Sector

Os primeiros depois do embargo dos EUA


2019-09-17 | Breves do Sector

Com reforço da liderança na inovação de bases de dados