A APDC - Digital Business Community, uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública, orgulha-se de ser a maior e mais influente plataforma nacional de promoção e desenvolvimento do digital em Portugal. Com uma rede de mais de 140 Associadas Institucionais, que representam as principais e mais relevantes empresas dos setores das telecomunicações, tecnologias da informação e media, a Associação lidera o processo de transformação digital do país.

Em 2024, celebrámos 40 anos de inovação e liderança no ecossistema digital.

A NOSSA MISSÃO:

• LIDERAR: Ser a voz ativa na definição e implementação de políticas públicas que promovam o crescimento e a digitalização da economia portuguesa, contribuindo para a construção de um futuro digital mais inclusivo e próspero;
• INOVAR: Inspirar e apoiar a inovação tecnológica e digital, incentivando a criação de soluções que impulsionem a competitividade e a sustentabilidade das empresas associadas e da economia nacional;
• CONECTAR: Promover a colaboração e o networking entre empresas, instituições e profissionais do setor digital, fomentando um ecossistema integrado e inovador;
• EDUCAR: Facilitar a disseminação de conhecimento e das competências digitais, através de programas de formação, eventos, conferências e publicações, capacitando profissionais e organizações para enfrentarem os desafios da era digital;
• IMPACTAR: Gerar um impacto positivo e duradouro na sociedade, promovendo a responsabilidade social e a sustentabilidade em todas as iniciativas e projetos que desenvolvemos.

A NOSSA VISÃO PARA O FUTURO:

A APDC - Digital Business Community quer continuar a ser o ponto de referência e o motor de crescimento do digital em Portugal, colocando em destaque o poder da tecnologia na transformação e desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesas. Com um compromisso inabalável com a excelência, a inovação e a colaboração, estamos preparados para inspirar e acelerar o futuro digital do país, influenciando e capacitando a próxima geração de líderes e pioneiros digitais.

Junte-se à APDC no compromisso de construir um futuro digital mais conectado, inovador e sustentável!
 

MANDATO 2022-2024

O período que decorreu entre o início de 2020 e 2022 ficará para a História como uma época de profunda transformação. Se o Mundo vivia já então uma época em que a transformação digital alterava as nossas vidas, a organização das empresas, os negócios, a governação e o equilíbrio geoestratégico entre países, de uma forma cada vez mais profunda, a pandemia acrescentou um impacto transformador ainda maior. Foi a primeira a ocorrer num tempo em que as tecnologias digitais são uma forte arma para nos proteger, suportar a continuidade das nossas vidas e dos negócios das nossas empresas.

Alterações profundas nos nossos processos de trabalho que antes já se vislumbravam, mas cuja adoção massiva se estimava vir a levar anos a introduzir à escala global, como o teletrabalho, foram adotadas em poucos dias. Alguns modelos de negócio beneficiaram da situação pandémica, outros não sofreram grande impacto, outros passaram por transformações profundíssimas, outros foram suspensos sem possibilidade de reabertura e outros ainda não resistiram às transformações súbitas que ocorreram.

Perante esta realidade, que a APDC desde cedo acreditou que não seria transitória, foi necessário alterar completamente a forma de atuação e os processos de trabalho da Associação. A nossa atividade, muito assente em eventos e numa grande interação pessoa-a-pessoa, seria das mais seriamente afetadas pela pandemia, pelo que havia que mudar tudo. O mandato entre 2019 e 2021 teria, portanto, a responsabilidade de reinventar toda a nossa atividade, mais de que alguma vez podíamos ter imaginado.

Começámos de imediato, pela forma de trabalho, pelas reuniões da Direção, pela generalidade dos eventos, culminando esta fase da transformação com o próprio Congresso, transformado em programa de TV, sem audiência presencial numa primeira fase. Mudámos ainda os meios escritos, para que pudéssemos partilhá-los de forma apenas digital e incluímos novos prémios e iniciativas diversas, procurando endereçar os problemas mais relevantes dos nossos Associados. De entre todos eles, o tema da falta de talento para alimentar a atividade das nossas empresas foi, de longe, o mais referido por todos.

Para lhe dar resposta, surgiu o Programa UPskill - Digital Skills & Jobs. Pensado e contratado com os nossos parceiros, desenhado e implementado já dentro do período de pandemia, esta iniciativa é, a par da transformação do nosso Congresso, o maior resultado do mandato da Direção que terminou, abrindo caminho a uma nova geração de ações de formação que acreditamos ser o modelo ideal para aplicar no futuro. Não só nosso setor como noutros, para endereçar o grande problema da escassez de talentos.

Assim, capitalizando o que aprendemos durante a grande transformação de 2020/2021, as Linhas de Ação Programáticas do atual Mandato de 2022/2024 são:

1 - Estruturação de uma proposta de valor na área da formação, capitalizando o Programa UPskill
A proposta de valor do UPskill é substancialmente diferente do que tem sido feito nesta área no País. Apresenta como principais características: a orquestração da ligação entre procura e oferta de formação pela associação setorial (APDC); o envolvimento dos poderes públicos e IEFP (com a sua rede que cobre o país) e Instituições de Ensino Superior (Politécnico e Universitário) garantindo abrangência, mas também financiamento público à componente letiva do Programa; o compromisso por parte das Empresas em contratar 80% dos formandos solicitados com um salário de entrada mínimo acordado (neste caso €1.200, incluindo subsídio de alimentação); e o financiamento pelas Empresas da Formação Profissional em Contexto de Trabalho do Programa e de capacidade humana adicional na APDC. Esta fórmula pode ser explorada para alargar a oferta de formação a outras áreas de necessidade das Empresas, criando-se assim um programa mais robusto, que necessitará de meios humanos e materiais em maior escala do que hoje temos. Esse será um dos nossos objetivos para o próximo mandato, concretizado também na criação de um Centro de Formação Profissional Especializada para o Digital, protocolado com o IEFP.

2 - Ideação e Organização de um Modelo Híbrido para o Congresso da APDC
O novo formato para o Congresso, como Programa de TV, foi muito bem acolhido por todos os participantes, associados, oradores e equipas técnicas. O formato foi estreado em plena pandemia, pelo que não teve audiência significativa em sala, mas mostrou as suas capacidades para o futuro. Nomeadamente em termos de captação de participantes remotos e de intervenções de oradores destacados no panorama internacional, o que seria difícil de concretizar com presenças físicas em Portugal, com os meios financeiros que dispomos. Contudo, o Congresso não permitiu ter, por estarmos em plena pandemia, o contacto humano que era habitual e que é sempre necessário. Assim sendo, no futuro podemos procurar retirar o melhor das experiências de Congresso que já tivemos, criando um modelo híbrido, cuja vertente presencial será, em cada ano, aquilo que as condições sanitárias permitirem. Mas, mantendo a presença online de oradores internacionais relevantes e o formato apelativo e dinâmico que o modelo "programa de TV" conseguiu, ao mesmo tempo que a sua transmissão em "streaming, poderá conseguir audiências progressivamente maiores. Este modelo híbrido é o que propomos desenvolver no próximo mandato, alargando sempre o mais possível a sua componente presencial.

3 - Mudança de instalações da APDC
As instalações da APDC estão envelhecidas, não se adaptam às novas formas de trabalho, mas situam-se numa localização premium em Lisboa, do ponto de vista imobiliário. Propomos a sua venda, beneficiando do bom momento do mercado imobiliário, com uma relocalização numa zona menos central, mas bem servida por transportes públicos, e redesenhada a pensar nas novas formas de trabalho e nos novos produtos da APDC. Incluindo um espaço propício para acolher eventos de menor dimensão.

4 - Revisão/reforço da Oferta APDC
Os produtos da APDC estão em processo de redesenho, na sequência da pandemia e também das novas ideias que a equipa tem vindo a testar, quer quando à forma, quer quanto ao conteúdo. Assim, estamos a explorar novos formatos, como webinars e podcasts e ambicionamos fazê-lo também em formato vídeo pré-gravado para posterior distribuição. Propomos ainda a criação de uma nova iniciativa específica, para dar a conhecer Casos Concretos de Transformação Digital, com a colaboração de clientes dos nossos Associados. E pretendemos alargar e institucionalizar mais a oferta de formação e criar conteúdos neste domínio, ao mesmo tempo que alargaremos a colaboração com os nossos Parceiros Institucionais e Associados. Queremos ainda reforçar alguns outros produtos já incluídos na nossa oferta, bem como fortalecer a relação com novos parceiros e outras instituições relevantes no setor.

5 - Reforço da proposta de valor para os Associados
Trata-se aqui de um esforço contínuo que temos de fazer, para melhor adaptar a nossa oferta aos requisitos sempre em mudança dos nossos Associados, bem como endereçar faixas menos bem endereçadas dos mesmos