Pedro Pires de Miranda

CEO

Siemens portugal


Com uma vasta experiencia profissional na Siemens, o gestor teve uma carreira internacional na multinacional alemã
Membro da Diáspora, será o novo Presidente Executivo da Siemens Portugal, abrangendo a Siemens de Angola e Mocambique
Reportando diretamente à Comissão Executiva da Siemens AG e membro do Sales Board , foi durante os ultimos oito anos Corporate Vice President responsável pelo Corporate Development Siemens One nos Headquarters da multinacional em Munique.

Pedro Pires de Miranda é, desde 1 de outubro, o novo Presidente Executivo da Siemens Portugal. O gestor com uma vasta experiencia profissional na multinacional alemã e fazendo parte da Diáspora Portuguesa, regressa ao País depois de uma carreira internacional. Pedro Pires de Miranda estara à frente da Siemens Portugal, empresa que está há 111 anos no mercado nacional. Sucede a Carlos de Melo Ribeiro.
Até aqui, desde 2008, o novo CEO da Siemens Portugal assumia a função de Corporate Vice President da Siemens AG, o que lhe confere um acesso privilegiado à Comissão Executiva da Multinacional alemã, e Head of Corporate Development Siemens One na sede da empresa em Munique. Foi responsavel pela gestao de grandes contas de clientes globais a nivel mundial , desenvolvimento dos programas de gestao de clientes regionais e do programa Sales Excellence a nivel global.

Pedro Pires de Miranda iniciou o seu percurso profissional na General Motors Corporation em 1981 como Engenheiro de Produção, tendo-se especializado na Fábrica de componentes automóvel da GM em Dayton, nos Estados Unidos da America.
Três anos depois ingressou na Siemens, como Diretor de Engenharia de Produção e em 1986 como Diretor Fabril, tendo-se especializado na Fábrica de Disjuntores da Siemens em Regensburg, na Alemanha.
Desde cedo o seu percurso profissional foi marcado pela internacionalização, tendo sido nomeado Diretor de Vendas, em 1989, onde se especializou na Central de Vendas da Siemens em Erlangen, na Alemanha.
É em 1994 que o gestor começou a deixar a sua marca na Siemens em Portugal, quando é nomeado Diretor e Gestor de projetos de Engenharia. Continuou em 1996 como Diretor Geral de Vendas e em 1998 como Diretor Geral de Engenharia.
O seu currículo, em Portugal, foi marcado pela participação em grandes projetos de engenharia, como as infraestruturas da EXPO 98, os Estádios do EURO 2004, o novo Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, entre muitos outros. Participou ainda em vários projetos internacionais, dos quais se destacam, por exemplo, as infraestruturas aeroportuárias em Doha no Qatar para os Asian Games 2006.
Em 2007, foi nomeado membro da Comissão Executiva da Siemens Portugal e um ano depois foi promovido a Corporate Vice President da Siemens AG, em Munique, na Alemanha.

Em 2011, é nomeado membro do Sales Board da Siemens AG, em Munique. E em 2012, é designado Executive Vice President do Centro de Competência global para Cidades da Siemens em Londres, e responsável pelos Centros de Competência Americas em Washington, DC e Asia em Shanghai.
Com este percurso de relevo, em 2014 foi condecorado pelo Presidente da Republica Portuguesa com a Ordem de Mérito Empresarial Indústria no grau de Grande-Oficial.

Pedro Pires de Miranda é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Gestão Industrial pela Purdue University, West Lafayette, EUA. Foi bolseiro AFS em Nova Iorque e frequentou os Executive Management programs da Harvard Business School e da Universidade Nova de Lisboa, Engineering Management da Krannert Business School, EUA e Industrial Engineering do REFA Institut, em Darmstadt, Alemanha.
Apoio Institucional
Patrocinadores do Congresso
Apoiantes do Congresso
Parceiros do Congresso
Patrocinadores Silver
Patrocinadores Bronze
AXIANS CGI CISCO DELOITTE DXC TECHNOLOGY FUJITSU GFI GOOGLE HP HPE IBM MICROSOFT NOVABASE RANDSTAD SAS
Parceiros
JLM & Associados NOSSA VdA Viatecla