APDC Digital Talks: Amplify Education
Serão realizadas três sessões Amplify
Education, onde se pretendem analisar temas críticos da formação e
educação, num formato de debate entre dois convidados e um moderador que
lançará perguntas para discussão. Os participantes terão a oportunidade de
colocar questões e interagir com os convidados. Em análise estarão os seguintes
temas:
- "Transformação
nas Credenciais de Educação" (30 minutos)
- "Novos
Modelos de Financiamento da Formação" (30 minutos)
- "Realidade
da Requalificação Digital" (30 minutos)
Estará o ensino tradicional a responder às necessidades do
presente? Será que estamos preparados para enfrentar esta transformação? Fará
sentido perpetuar os graus académicos convencionais e desvalorizar os
certificados profissionais? Serão as micro-certificações uma resposta válida à
necessidade contante de aprendizagem e atualização de conhecimentos? Estes são
alguns dos temas em debate na primeira sessão.
Já no tema dos meios de financiamento, pretende-se debater
questões como: com a obsolescência de conhecimento a acelerar, e sendo
determinante manter o conhecimento e a literacia digital, fará sentido que a
educação seja um serviço universal pago apenas pelo estado? Nesse caso, deverá
ser um modelo imposto e prescrito por uma entidade central, inevitavelmente
industrializado? As pessoas têm direito a ter uma palavra sobre o seu futuro,
preferências e talentos? Será que a chave está mais num modelo que envolva as
três partes, e daí possam nascer modelos económicos mais equilibrados e que
permitam métodos de financiamento criativos, viáveis e que recompensem a
partilha de risco e benefício? Precisamos de rever a forma como se financia a
educação? Que novos modelos de financiamento poderiam complementar os que já
existem?
No que respeita à terceira sessão, e estando hoje o
reskilling no centro das atenções, há que refletir sobre se estaremos a fazer o
suficiente para acompanhar as tendências profissionais e a preparar
colaboradores para ocuparem as funções do futuro. Quem deve ser alvo dos
programas de requalificação digital? Quem está sem emprego ou trabalhadores ao
serviço? O mercado contratará pessoas requalificadas, ou existe um preconceito
em relação a estas pessoas versus recém-formados em áreas digitais? A idade dos
candidatos é um problema adicional?