
Eduardo Dias
CEO, Viva Superstars
Bio
Eduardo Dias, co-fundador e CEO da Viva Superstars, é licenciado em Engenharia Informática e doutorado em Engenharia do Ambiente pela FCT NOVA. No âmbito do doutoramento, iniciou a sua carreira de investigação científica na área de Interação Humano Computador em 1994. Ao longo dos últimos 25 anos tem estudado e criado novas interfaces de utilizador, aplicações, serviços e produtos inovadores nas áreas de Informação Contextual, Computação Ubíqua, Multimedia e Hipermedia, Serviços Baseados em Localização, Computação Móvel, Second Screen, Social Media, Pervasive Gaming, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Computação Persuasiva. Em 1997 ingressou na carreira académica, tendo sido Professor Auxiliar na Universidade de Évora e, posteriormente, Professor Auxiliar na FCT NOVA. Desde então, tem supervisionado diversos estudantes de mestrado e doutoramento, coordenado e participado em inúmeros projetos de I&D nacionais e internacionais, tendo o seu trabalho sido publicado em livros, revistas e conferências de renome mundial. É investigador do laboratório de I&D NOVA LINCS desde 2004.
Desde 1992, Eduardo Dias foi co-fundador de diversas empresas nas áreas de alta tecnologia, retalho, e-commerce e habitação sustentável. Em 2000 co-fundou a YDreams, uma empresa portuguesa de alta tecnologia que operava globalmente revolucionando a forma como as pessoas interagiam com dispositivos computacionais. Foi vice-presidente da YDreams até 2008, responsável por vários produtos bandeira da empresa, premiados internacionalmente, e pela concretização de parcerias com marcas globais como Nokia, Vodafone, BBC, Navteq, Siemens, Chelsea FC e Cristiano Ronaldo. Durante esses oito anos, supervisionou as áreas comercial, desenvolvimento de negócio, entretenimento e recursos humanos e foi co-responsável pela comunicação da YDreams desde o primeiro dia, tendo ainda integrado a equipa que negociou o investimento de €8,5 milhões de private equity que catapultou a capitalização da empresa para €50 milhões. Entre 2012 e 2015 foi CEO da bViva Holding BV, grupo que co-fundou com um grupo de investidores internacionais.
É atualmente CEO da Viva Superstars, uma empresa criada em 2012 para revolucionar a forma como fãs e espectadores se relacionam com programas de televisão e eventos ao vivo, através de serviços digitais altamente inovadores. Detida a 100% pelos seus fundadores e lucrativa desde 2014, a Viva Superstars tornou-se no parceiro privilegiado de empresas líderes nos setores dos media e desporto, sendo responsável pela criação, desenvolvimento e evolução dos produtos e serviços digitais de parceiros como TVI, SPORT TV, Media Capital Digital, IOL Negócios e Polaris Sports (Grupo Gestifute). O investimento inicial dos fundadores, permitiu à Viva Superstars o desenvolvimento da MAGYCAL, uma plataforma escalável para implementação de soluções interativas para televisão digital.