11:00
A Economia Digital em Portugal
Numa economia cada vez mais
digital e globalizada, em resultado da aceleração tecnológica sem paralelo, a transformação
digital está cada vez mais na agenda das organizações em todos os setores de
atividade. Mais do que a adoção de novas tecnologias, trata-se de as utilizar
para alterar significativamente os modelos de negócios, criar novos negócios e,
por vezes, provocar disrupções profundas em várias indústrias. Em Portugal,
multiplicam-se os casos de sucesso de transformação digital, protagonizados por
um conjunto muito significativo de organizações dos principais setores da
economia nacional. Nesta sessão, será comentada em painel a edição de 2017 do
estudo "A Economia Digital em Portugal 2017 - Casos de Transformação Digital",
em mais uma iniciativa inédita e verdadeiramente colaborativa.
Sérgio do Monte Lee
- Partner - TMT Leader
- Deloitte
Sérgio do Monte Lee
- Partner - TMT Leader
- Deloitte
António Casanova
- CEO
- Unilever
João Torres
- Presidente do Conselho de Administração
- EDP Distribuição
Paulo Macedo
- Presidente da Comissão Executiva
- CGD
Salvador de Mello
- Presidente
- José de Mello Saúde
10:00
Build a Mobile App Before Lunch
Uma iniciativa Outsystems
Quantas vezes já pensaste em criar o próximo WhatsApp, Snapchat, ou My Talking Tom? Aprender novas tecnologias não é fácil. Mas imagina que podias transformar as tuas ideias em mobile apps antes de ires almoçar.
É esse o desafio que te propomos no workshop "Building a Mobile App Before Lunch".
12:15
Conselho Português de Estratégia Digital
As organizações portuguesas
estão claramente a avançar no digital. Mas impõe-se avaliar o nível de
maturidade digital do nosso tecido empresarial, assim como os principais
desafios e alavancas da economia, das empresas e da força de trabalho. A partir
das conclusões do encontro de Davos 2017 e da edição deste ano do "Digital
Disruption: The growth multiplier", um grupo de personalidades de várias áreas
ligadas ao digital vai refletir sobre o nível de maturidade tecnológica na
economia portuguesa, comentando igualmente os impactos desta transformação e a
forma como as empresas se estão a posicionar para potenciar as oportunidades.
Luís Pedro Duarte
- Vice-Presidente
- Accenture Portugal
Mafalda Anjos
- Diretora
- Revista Visão
Carlos Oliveira
- Presidente
- Startup Braga
Hugo Macedo
- VP Marketing
- Unbabel
Luis Rodrigues
- CEO
- Nova SBE
Maria de Lurdes Rodrigues
- Professora Associada e Investigadora
- ISCTE
14:30
Competências Digitais
O Digital Economy &
Society Index 2016 (DESI) coloca Portugal acima da média europeia na
competitividade digital. Mas existem, no entanto, pontos mais fracos que é
necessário endereçar. O país tem ainda muito a fazer, seja na literacia digital
da população, seja na qualificação da população ativa e na utilização que as
empresas fazem destas novas ferramentas. Há muitas iniciativas em curso, nas mais
variadas áreas, mas falta uma estratégia nacional para dar o verdadeiro ‘salto
em frente'. Responder a esse desafio é o objetivo do INCode.2030, que visa
garantir a literacia e inclusão digitais, estimular a empregabilidade nas TIC e
produzir novos conhecimentos. Há medidas a curto, médio e longo prazo, numa
iniciativa que é um movimento nacional, envolvendo e mobilizando todos os
atores sociais na meta de colocar o país na liderança europeia do digital.
Fernanda Rollo
- Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Pedro Amorim
- Managing Director
- Experis
Alexandre Brito
- Informação Televisão
- RTP
Célia Reis
- Diretora Geral
- Altran Portugal
Pedro Guedes de Oliveira
- Coordenador INCoDE.2030
Robin Opinião
- Aluno
- Academia do Código
Rui Grilo
- Diretor para a Educação
- Microsoft, Europa Ocidental
14:30
Hack for Good
Luís Jerónimo
- Director Adjunto
- Fundação Calouste Gulbenkian
Inês Santos Silva
- Hack for Good
Domingos Guimarães
- Academia de Código
Gonçalo Costa Andrade
- IBM
Pedro Calado
- Alto Comissário para as Migrações
14:30
Open Innovation
Um mundo cada vez mais digital
está a obrigar as organizações - dos setores mais avançados às áreas mais tradicionais
- a repensar estratégias, cultura, processos e negócios. As grandes
organizações enfrentam o conhecido "dilema do inovador" e as startups procuram
negócios novos e disruptivos, ambicionando conquistar escala e notoriedade.
Assim, é para todos unânime que a aproximação entre as grandes empresas e os empreendedores
é fundamental. A troca de experiências e a colaboração efetiva em negócios
concretos pode ajudar ambos a conseguir alcançar os seus objetivos: às grandes
empresas, continuar a inovar sustentadamente, às startups, ganhar escala e
presença no mercado através de novos canais e clientes.
Pedro Rocha Vieira
- Co-founder & CEO
- Beta-i
Bruno Mota
- Founder & CEO
- BOLD International
Marco Espinheira
- Diretor do Futuro
- Câmara Municipal de Cascais
Paulo Carvalho
- Diretor Municipal de Economia e Inovação
- Câmara Municipal de Lisboa
Paulo Malta
- Técnico Especialista - Inovação & TIC
- Gabinete da Ministra da Presidência e Modernização Administrativa
Rogério Campos Henriques
- Vice-Presidente
- Fidelidade
15:45
Liderança no Feminino
É globalmente aceite que a diversidade é importante para o sucesso dos negócios. Todas as análises evidenciam a correlação entre diversidade na liderança e o melhor desempenho das organizações. Recentemente, o relatório da Egon Zehnder sobre diversidade na liderança das empresas (Global Board Diversity Analysis) analisou os dados de conselhos de administração de quase 1500 empresas em 44 países. Ao longo dos últimos 12 anos, os conselhos de administração de grandes empresas na Europa Ocidental aumentaram a sua diversidade de género de 8% para 26% - uma boa notícia, se bem que claramente insuficiente.
Em Portugal, a falta de diversidade é ainda mais acentuada, levando a Assembleia da República a aprovar recentemente a Lei das Quotas que determina que as empresas do setor público e as cotadas passem a ter uma representação mínima de 33% de cada um dos sexos nos órgãos de gestão, promovendo a igualdade de género. Mais especificamente nas TIC, o panorama ainda é mais desolador, por via da baixa presença feminina em cargos de gestão. Como é hoje a liderança no feminino em Portugal? Chegar ao topo: como fazer, em que condições e como conciliar? Quais as boas práticas empresariais para promover a diversidade, nomeadamente nas TIC, quer em Portugal quer na Europa?
Paulo Simões
- Partner
- Egon Zendher
Ana Paula Marques
- Administradora executiva
- NOS
Belén Amatriain
- Administradora Não Executiva, Vogal da Comissão de Auditoria
- CTT
Joana Rafael
- co-fundadora e COO
- SENSEI
15:45
INDÚSTRIA 4.0
Já chegou a quarta revolução
industrial, a chamada Indústria 4.0. Uma nova geração de sensores conectados
(IoT) e os novos paradigmas de processamento (cloud e edge computing), a
utilização intensiva de Inteligência Artificial e de Big Data/ Analytics são cada
vez mais utilizados em todos os setores, com grande destaque para a indústria, permitindo
uma profunda transformação. Num contexto de crescente globalização, a Indústria
4.0 é uma prioridade europeia, vista como motor de recuperação económica e de
criação de emprego. A incorporação de tecnologias nos setores industriais é uma
realidade em Portugal e está a ser impulsionada pelo programa Indústria 4.0,
lançado pelo Governo no início do ano, em articulação com empresas e sistema de
inovação. Modernização, digitalização e formação são apostas estratégicas, para
os quais foi mobilizado um pacote financeiro significativo.
Pedro Pires de Miranda
- CEO
- Siemens portugal
Rosália Amorim
- Diretora
- Dinheiro Vivo
Francisco Almada Lobo
- CEO
- Critical Manufacturing
Helena Silva
- CTO
- CEiiA
Pedro Cardoso
- CEO
- Sonafi
Rafic Daud
- Founder
- Undandy
17:30
APDC Digital Academy
SOFTSKILLS
André Pires - Head of Innovation & New Business Development, Randstad
Sara Batalha, CEO, MTW
Moderadora: Lourdes Monteiro - Career Redesign
NOVOS MODELOS DE ENSINO
Carlos Gomes, Executive Director, Prológica
Pedro Crespo, Manager, Novabase
Moderador: Miguel Moreira, IAM
SKILLS DIGITAIS NA INCLUSÃO SOCIAL
João Baracho, CDI
Luís Fonseca, Laboratório de Investimento Social
Moderador: Luís Jerónimo, FCG
Lourdes Monteiro
- Career Redesign
Luís Jerónimo
- Director Adjunto
- Fundação Calouste Gulbenkian
Carlos Gomes
- Executive Director
- Prologica
Luís Fonseca
- Laboratório de Investimento Social
Pedro Crespo
- Manager
- Novabase
André Pires
- Head of Innovation & New Business Development
- Randstad
17:30
Estado da Nação dos Media
A transformação digital chegou
em primeiro lugar ao setor dos media e entertainment, porque os seus produtos
contam-se entre os mais desmaterializáveis. O aparecimento de novos players e
novos modelos de negócio provocou uma disrupção, com a consequente alteração
das cadeias de valor do setor e alterações profundas na forma de fazer
negócios. Apostados em continuar a ser relevantes, a crescer e acrescentar
valor, os principais players nacionais reforçam investimentos na inovação das
suas ofertas, com o digital no centro das agendas. Como vão estas empresas
transformar o seu negócio e qual vai ser o papel dos novos disruptores?
Luís Filipe de Castro Mendes
- Ministro da Cultura
Keynote :
Carlos Magno
- Presidente
- ERC
Manuel lopes da Costa
- Country Managing Partner
- BearingPoint
Bernardo Correia
- Country Manager
- Google Portugal
Francisco Pedro Balsemão
- CEO
- Grupo Impresa
Gonçalo Reis
- Presidente
- RTP
Rolando Oliveira
- Vice-presidente do conselho de administração
- Grupo Controlinveste
Rosa Cullell
- CEO
- Media Capital
09:30
A Transformação Digital na Organização
A transformação para o digital é
hoje um tema incontornável em todas as organizações que vai muito além da mera
utilização das ferramentas tecnológicas, implicando uma verdadeira reinvenção,
transformando mentalidades, atitudes e práticas, o que exige uma liderança
forte dos gestores de topo, uma visão global e estratégica, e
capacidade de assumir riscos. A criação do cargo de CTO (chief digital officer)
é já uma realidade em muitas empresas, para implementar planos de ação digitais
transversais e formas inovadoras de usar a tecnologia, acelerando a mudança.
Seja nas empresas mais tradicionais ou nas mais inovadoras, o digital está a
revolucionar os negócios, num desafio complexo,
mas que, ultrapassado, permitirá inovar, oferecer um melhor serviço e
experiência ao cliente, potenciar o envolvimento dos colaboradores, simplificar
processos e gerar novas oportunidades de negócio.
Remco Brouwer
- Senior Vice President Digital Transformation
- Randstad Holding
Ricardo Florêncio
- CEO
- Multipublicações
Francisca Matos
- VP People & Culture
- Uniplaces
Gonçalo Gaiolas
- VP of Digital
- Outsystems
José Miguel Leonardo
- CEO
- Randstad Portugal
José Morgado
- Presidente
- Caixa Económica Montepio Geral
09:30
Regulação
O novo Código Europeu das
Comunicações Eletrónicas, proposto pela CE no âmbito dos objetivos da Agenda
Digital definidos para 2025, traz uma abordagem inovadora à regulação setorial.
Mas traz também múltiplos desafios, ao incluir nas competências dos reguladores
nacionais a conectividade, promoção da concorrência, proteção dos consumidores
e desenvolvimento do mercado único, preconizando o equilíbrio entre eles sem os
priorizar. Analisar o impacto das novas regras, as prioridades que devem ser
tidas em conta no mercado português e os impactos de decisões como a eliminação
das taxas de roaming ou as medidas na proteção de dados é o objetivo desta sessão.
Os novos poderes do BEREC, que se transformará numa agência europeia, assim
como o direito de veto aos remédios nacionais pela Comissão, no âmbito da
independência das ARNs, são também temas críticos.
Luís Manica
- Diretor de Regulação
- Anacom
Daniel Alvarenga
- Jornalista
- Reuters
André Gorjão Costa
- Administrador Executivo
- CTT
Filipa Carvalho
- Diretora Jurídica e de Regulação
- NOS
Madalena Sutcliffe
- Diretora Jurídica e de Regulação
- Vodafone
Sónia Machado
- Responsável pela Direção de Regulação e Jurídica
- MEO
11:00
A NOVA GERAÇÃO DO OUTSOURCING / DIGITAL LABOR
A digitalização está a trazer
uma nova vaga de inovação ao outsourcing. As empresas do setor estão a mudar de
paradigma, oferecendo novas ofertas diferenciadoras assentes na tecnologia.
Automação, robotização e inteligência artificial são grandes apostas num
mercado altamente concorrencial onde, ganhar eficiência, diferenciar e acrescentar
valor ao cliente é crítico. Soluções como a robotic process automation, os
smart operators ou os chatboots são cada vez mais comuns nesta nova geração de
serviços. Em paralelo, assiste-se a uma reconversão dos recursos humanos para
áreas de maior complexidade e inovação, com as empresas de outsourcing a
investir em novas capacidades para a nova era digital.
Paulo Ferreira
- Secretário de Estado Adjunto e do Comércio
Fernando Resina da Silva
- Sócio Área TMT
- VdA
Ana Maria Evans
- Investigadora
- FCT - Nova IMS
Carlos Costa Pina
- Administrador executivo
- Galp
Nuno Pignatelli
- Vice Presidente
- Accenture Portugal
Sérgio Moraes
- Presidente
- Secção Portugal Outsourcing /APDC
11:00
General Data Protection Regulation (GDPR)
A digitalização, a rápida
evolução tecnológica, a globalização e as ameaças ao mundo online levantam
crescentes interrogações sobre a proteção dos dados pessoais. Estando este tema
no centro das suas preocupações, Bruxelas aprovou o Regulamento Geral de
Proteção de Dados (RGPD), que se aplicará automaticamente em todos os
estados-membros a partir de 25 de maio de 2018. As novas regras representam
para as organizações desafios complexos a todos os níveis, já que impõem novas
obrigações para garantir a proteção eficaz das pessoas singulares. Até lá,
terão que avançar com múltiplas alterações, até porque as multas previstas em
caso de incumprimento são pesadas. Estudos recentes revelam que a maior parte
das entidades, especialmente as de menor dimensão, ou não conhecem as novas
regras ou ainda não se estão a preparar, aproveitando a mudança para criar mais
valor através das TI.
Filipa Calvão
- Presidente
- CNPD
Bruno Casadinho
- Chief Operating Officer e Executive Board Member
- Altran Portugal
Cláudia Fernandes Martins
- Associada Sénior
- Macedo Vitorino & Associados
Inês Antas de Barros
- Vieira de Almeida & Associados
Joana Mota Agostinho
- CTSU
Luís Neto Galvão
- Sócio
- SRS Advogados
Pedro Vidigal Monteiro
- Telles de Abreu
14:30
Estado da Nação das TI
Cloud computing, Internet of
Things, realidade aumentada e virtual, 3D, inteligência artificial, sistemas
cognitivos, machine learning, blockchain, big data e analítica, drones, veículos
autónomos, everything-as-a-service. A lista das megatendências tecnológicas não
para de crescer e está a redefinir o mundo. As pessoas, as coisas, os sistemas:
tudo está a ficar cada vez mais inteligente. Surgem novos modelos de negócios,
novos ecossistemas, novos relacionamentos com os clientes, novas ofertas e
novos dispositivos, num movimento cada vez mais acelerado. Como está já a ser
antecipado o futuro pelos grandes grupos de TI? Como está a ser alterado o seu
posicionamento? Quais as suas estratégias? Como vão conseguir os recursos
humanos de que necessitam?
Célia Reis
- Diretora Geral
- Altran Portugal
Pedro Afonso
- CEO
- Axians Portugal
Olivier Spréafico
- CEO
- CGI
Sofia Tenreiro
- Diretora Geral
- Cisco
António Lagartixo
- Partner - Business Unit Leader
- Deloitte
Manuel Maria Correia
- Diretor Geral
- DXC Technology
Pedro Queirós
- Presidente
- Ericsson
17:00
Estado da Nação das Comunicações
A transformação digital também
chegou ao setor das Comunicações, quer eletrónicas, quer físicas. Como estão os
grandes players deste setor a responder a essa transformação? Como se vai
alterando o seu posicionamento e como evoluiu a sua oferta? Que tipos de ativos
querem deter? Como pensam alterar a experiência dos seus clientes? Que tipos de
novas ofertas podem construir, tirando partido das principais tendências
tecnológicas, num momento em que as próprias máquinas são, também elas, cada
vez mais "utilizadoras" da internet? Que impacto terá a robotização na gestão
das respetivas redes?
Guilherme d'Oliveira Martins
- Secretário de Estado das Infraestruturas
Keynote :
João Cadete de Matos
- Presidente
- Anacom
Moderator :
Alexandra Machado
- Editora de Empresas no Negócios
- Jornal de Negócios
Francisco de Lacerda
- Presidente e CEO
- CTT
Mário Vaz
- CEO
- Vodafone Portugal
Miguel Almeida
- Presidente da Comissão Executiva
- NOS