Com o tema central "The Future of Business", o 29º Digital Business Congress contou com muitas novidades. Aprofundar a revolução digital que está em curso e antecipar como será este novo mundo assente no digital e na tecnologia foi o grande objetivo. Para isso, o maior evento anual da APDC contou com os testemunhos dos protagonistas centrais e a análise de casos concretos de transformação digital.
VEJA REPORTAGEM RESUMOEsta 29ª edição do Congresso da APDC teve como Presidente Fátima Barros, ex-presidente da Anacom e atual Professora Associada na Lisbon School of Business & Economics, da Católica. Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico, foi o Coordenador Científico. A iniciativa contou ainda com João Adelino Faria, jornalista da RTP, como Host.
Tendo como meta proceder a uma reinvenção do Congresso anual, a APDC teve como objetivo virar a sua maior iniciativa anual para a discussão sobre o Futuro dos Negócios, alterando progressivamente o seu formato.
Assim, o programa contou com sessões sobre "The Future of Energy", "The Future of Business", "The Future of Government", "The Future of Media", "The Future of Commerce" e "The Future of Insurance". Mostrando, em cada uma destas áreas e com exemplos práticos, o que está a mudar no terreno todos os dias.
Foram ainda analisados muitos outros temas, num novo formato de Innovation Talks, envolvendo oradores de renome mundial, que vieram dar a sua visão sobre "Artificial Inteligence vs Human Inteligence", "AI: Bringing the Future Closer", "Business, Technology and Design" e "5G and Business Disruption".
Mas ouve mais debates sobre vários temas que estão a marcar a atualidade, como "European Taxition on Tech Giants","The Goepolitics of 5G", "Tech Innovation in Football", "My first Job on IT", "Nearshore Outsourcing: Benefits & Remuneration Trends", "Why your Digital Reputation Matters and How to Influence IT", "Battle of TV Streaming Services" e "Telco Futurism: The Impact of Quantum Technology".
Destaque ainda para os tradicionais debates sobre "Regulação", assim como o "Estado da Nação das Comunicações", uma das sessões mais esperadas do Congresso.
No âmbito do Congresso, foi ainda realizado um estudo sobre a Economia Digital em Portugal, à semelhança do que aconteceu nos últimos três anos. Mas agora com um formato diferente, contendo uma análise mais detalhada e estruturada de casos concretos paradigmáticos e ilustrativos das mudanças que estão a ocorrer nas empresas num quadro de transformação digital.