Evento APDC

14.12
Outras iniciativas



Plataforma agregadora de iniciativas para reforçar o aumento de mulheres no setor

APDC adere à Aliança para a Igualdade nas TIC

A APDC acaba de assinar a Aliança para a Igualdade das TIC, iniciativa que visa a promoção da igualdade no setor, uma vez que a transição digital vai impor, necessariamente, o aumento da participação de mulheres. Esta aliança, a que aderiu ainda a NTT Data Portugal, assume-se como uma plataforma agregadora em torno deste objetivo, contando já com uma rede de cerca de 200 organizações, entre entidades parceiras, instituições de ensino superior e escolas básicas e secundárias.  
A assinatura decorreu no âmbito do 3º Encontro da Aliança para a Igualdade nas TIC, que decorreu a 14 de dezembro, com a presença da Diretora Executiva da APDC, Sandra Fazenda Almeida.  O encontro teve como objetivo fortalecer e sedimentar a rede de parcerias do Programa "Engenheiras Por Um Dia", através da partilha de boas práticas e a reflexão sobre a participação das raparigas e mulheres nas TIC. Foi ainda uma oportunidade para conhecer outras iniciativas de promoção da inclusão digital das mulheres e respetiva participação nas áreas de engenharia e tecnologia implementadas no decurso do último ano.
A Aliança para a Igualdade nas Tecnologias de Informação e Comunicação foi formalizada há dois anos pelo Governo, na sequência do envolvimento das entidades governamentais, universidades e empresas no programa Engenheiras Por Um Dia. Assume-se como o maior cluster para a promoção da igualdade nas TIC, com iniciativas para o aumento da participação de mulheres no setor.
O programa Engenheiras Por Um Dia arrancou em 2017 e é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo Programa INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros. Conta com 93 entidades parceiras, 60 escolas básicas e secundárias, e 19 instituições de ensino superior. E já chegou a 12.455 jovens dos ensinos básico e secundário, através de atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
A Aliança tem vindo a promover a inclusão digital das mulheres e da respetiva participação nas engenharias e nas tecnologias, consolidando e estruturando formas de cooperação sistemáticas e de divulgação do trabalho realizado pelas entidades parceiras. 
A APDC, tal como as entidades parceiras a esta iniciativa, assumem um conjunto de compromissos eenquadrados e contribuem para a concretização do Eixo 3 "Desenvolvimento científico e tecnológico igualitário, inclusivo e orientado para o futuro" da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 "Portugal+ Igual". Com destaque para a cooperação entre si de forma ativa e muito concreta para promover o objetivo mais genérico de combate à segregação sexual nas escolhas educativas e nas profissões, nas suas várias dimensões. 
A Associação compromete-se também a promover o alargamento, a cobertura nacional e a eficácia das parcerias institucionais do Engenheiras Por Um Dia, assim como a mobilizar e estabelecer as pontes entre as entidades parceiras e dinamizar a operacionalização das atividades e iniciativas daquela iniciativa e a disponibilizar materiais de informação e sensibilização, bem como dados estatísticos relevantes. Divulgar e disseminar o Engenheiras Por Um Dia e a Aliança e manter e garantir a melhoria e  atualização contínua  do  microsite  daquela iniciativa, acessível através do site da CIG, incluindo informação sobre as atividades desenvolvidas, respetivo balanço e impacto, sobre a Aliança e sobre as práticas das entidades parceiras são outros compromissos no âmbito da parceria agora assinada.

 

 


Programa


Vai acontecer na APDC

2024-06-19

Realiza-se a 19 de junho, no Porto