No âmbito da estratégia de alargamento da sua presença na Área Metropolitana de Lisboa e de desenvolvimento de novas respostas para o desafio da transformação digital, o Iscte acaba de criar a Iscte - Associação para a Transformação Digital. A APDC já aderiu ao projeto, que visa a dinamização de oferta formativa não conferente de grau e o desenvolvimento de projetos de transferência de conhecimento, inovação e apoio a entidades públicas e privadas.
A Iscte-ATD integra 20 associados e mobiliza um conjunto relevantes de parceiros estratégicos que darão apoio à sua missão. A APDC vai colaborar na dinamização da rede de empresas e parcerias a estabelecer no âmbito do projeto.
A primeira assembleia-geral da Iscte-ATD decorreu a 10 de outubro, em Sinta, onde se situa a sua sere, tendo sido aprovada a composição dos órgãos sociais da Associação, para o projeto começar a ser implementado. Todos os envolvidos consideram que será uma peça chave para aprofundar a integração entre a universidade e o tecido empresarial e de ambos com a comunidade.
Assim, e no curto prazo, os desafios da Iscte-ATD passarão por apoiar o desenvolvimento da nova escola de tecnologias digitais, o Iscte-Sintra, aproximando-a do mundo das empresas e estabelecendo elos de ligação à comunidade que reforcem o contributo da escola para o desenvolvimento e coesão do território metropolitano em que se insere.
Complementarmente, assumirá um papel relevante na implementação do projeto Mais Digital, financiado ao abrigo dos Programas Impulsos Jovens e Adultos, que formará mais de 2.000 mil pessoas em tecnologias digitais ao longo dos próximos quatros anos. Os programas formativos a desenvolver englobam cursos de especialização, pós-graduações, cursos intensivos e cursos de curta duração, refletindo uma forte aposta do Iscte na promoção da aprendizagem ao longo da vida e uma grande prioridade ao desafio da transformação digital.
De acordo com o Iscte, a associação permitirá ampliar a intervenção daquele Instituto na área metropolitana de Lisboa, atraindo para o ensino superior jovens que procurem formação de nível superior na área das tecnologias digitais aplicadas, assim como adultos já inseridos no mercado de trabalho, dando resposta às suas necessidades e expectativas.