Para que as empresas possam perceber melhor o potencial das tecnologias imersivas no desenvolvimento do seu negócio e aprendam a aplicar a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual nas suas atividades, a AICEP e a APDC, através da sua Secção de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, iniciam, a 24 de fevereiro, um curso online sobre "Introdução à Realidade Aumentada e Realidade Virtual", na plataforma de e-learning da Academia AICEP, dedicada à internacionalização.
"A transformação digital é um processo em desenvolvimento rápido. Sabemos também que a transformação digital é caótica, no sentido em que, quando a disrupção começa numa indústria, não é possível prever o que é que vai acontecer a seguir porque é um processo extremamente rápido", diz Rogério Carapuça, presidente da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, acrescentando que "qualificar os trabalhadores e capacitar as empresas para novas formas de negócios traz oportunidades enormes para todos e, por essa via, para o país".
O curso, com total de 24 horas, está divido em seis sessões, que decorrem das 17h30 às 21h20, e vai permitir conhecer melhor os fundamentos das tecnologias imersivas, os equipamentos, casos de estudo, possíveis aplicações profissionais e até o desenvolvimento de aplicações. No fundo, trata-se de um guia prático de introdução às tecnologias imersivas, que ganham cada vez mais espaço em áreas como o marketing e vendas, a formação ou até o apoio ao trabalho remoto. Os exemplos de utilização destas tecnologias são um dos trunfos deste curso, que permite assim perceber possíveis aplicações práticas nas mais diversas áreas.
As inscrições já estão abertas, mas são limitadas a 25 participantes. Envolve um investimento de 150 euros.
PROGRAMA
MÓDULO 1 - FUNDAMENTOS DAS TECNOLOGIAS IMERSIVAS
24 de fevereiro - 17h30 às 21h30
Neste módulo são apresentados os fundamentos da Realidade Virtual e Realidade Aumentada e apresentados os conceitos técnicos de cada uma das tecnologias e a sua evolução histórica no mercado e na academia.
Formador: Anesio Neto - Membro da Secção Realidade Aumentada, Realidade Virtual
MÓDULO 2 - EQUIPAMENTOS (HARDWARE)
3 de março - 17h30 às 21h30
Apresentação dos diferentes tipos de equipamentos utilizados, tais como óculos de realidade virtual e realidade aumentada.
Formador: Gonçalo Pratas
MÓDULO 3 - ESTUDOS DE CASO DE REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL
10 de março - 17h30 às 21h30
Apresentação de estudos de caso e diversos exemplos que permitem aos participantes identificar a utilização das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada no seu dia-a-dia.
Formador: Eduardo Acquarone
MÓDULO 4 - APLICAÇÕES PROFISSIONAIS
17 de março - 17h30 às 21h30
Identificação de possíveis aplicações de tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual nas empresas dos participantes na formação e apresentação de casos semelhantes.
Formador: Luís Martins - Presidente da Secção Realidade Aumentada, Realidade Virtual
MÓDULO 5 - DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES (SOFTWARE) - PARTE 1
24 de março - 17h30 às 21h30
Apresentação de conceitos, opções de software e requisitos para o desenvolvimento de experiências imersivas.
Formador: a definir
MÓDULO 5 - DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES (SOFTWARE) - PARTE 2
31 de março - 17h30 às 21h30
Desenvolvimento de uma rápida experiência imersiva.
Formador: a definir