A Google avançou a 26 de julho com a apresentação do seu novo sistema de cabos submarinos transatlânticos, que ligará os Estados Unidos e as Bermudas diretamente a Portugal. Denominado ‘Nuvem', o novo projeto contará com um ramal direto para os Açores, onde se encontra o mais antigo consulado dos EUA em funcionamento contínuo no mundo. A APDC, através da sua Diretora Executiva, Sandra Fazenda Almeida, participou no evento, que decorreu em Ponta Delgada.
O novo cabo submarino intercontinental da Google, que incluí uma "amarração" intermédia nos Açores (ilha de São Miguel), será a primeira ligação direta entre EUA e Portugal (Sines), concretizando a conetividade de Portugal com todos os continentes habitados. Na ocasião, estiveram ainda presentes Sandra Maximiano (presidente da Anacom); Bernardo Correia (country manager da Google Portugal); Sofia Marta (country manager da Google Cloud); Margaret Campbell (Cônsul dos EUA); José Manuel Bolieiro (Presidente do Governo Regional dos Açores); Pedro Baptista (diretor regional das Comunicações e Transição Digital); Artur Lima (vice-presidente do Governo Regional); e António Martins da Costa (Câmara de Comércio Americana em Portugal).
Na ocasião, o José Manuel Bolieiro reiterou ser urgente a criação de um grupo de trabalho para o cabo Inter-Ilhas pelo Governo, tendo em conta que o cabo submarino que liga as nove ilhas açorianas - o CAM - já ultrapassou o ciclo de vida previsto. Este projeto terá de resultar de investimento público.
Decorre a 19 de novembro, envolvendo várias entidades, como a APDC