Em duas assembleias-gerais
Associados aprovam por unanimidade contas e alteração de estatutos
Com quatro pontos na agenda de trabalhos, a Assembleia-geral ordinária tinha como objetivo apreciar e votar o Relatório e Contas da Direção e Parecer do Conselho Fiscal do exercício de 2012, assim como a proposta de aplicação dos resultados apurados, e os princípios orientadores do Programa para o Mandato 2013/2015 e do Plano de Atividades 2013 e respetivo orçamento. Foi ainda introduzido um quinto ponto, para a cooptação de um novo membro para a Direção.
Todos os pontos foram aprovados por unanimidade pelos associados presentes no encontro, onde o novo presidente da Direção, Rogério Carapuça, apresentou os três princípios orientadores do mandato: promoção do sector, através do desenvolvimento de um conjunto consistente e mobilizador de iniciativas em torno de temas de relevo; estudo das tendências globais, respostas do sector e ações de eficiência coletiva a desenvolver; e contribuir para a consolidação do associativismo empresarial do sector das TIC e New Media, em moldes ainda a definir e respeitando as especificidades e as contribuições que cada associação tem vindo a dar ao sector, com vista a ganhar-se uma maior representatividade. Para o líder da APDC, sendo a Associação uma "voz forte e respeitada" e "prestigiada no quadro da sociedade portuguesa e no contexto do sector", há que ter ambição e ir ainda mais além.
Imediatamente após esta Assembleia-Geral ordinária realizou-se uma Assembleia-Geral Extraordinária com vista a uma alteração dos estatutos da Associação. A proposta de alteração de quatro artigos dos estatutos (3º, 8º, 20º e 22º) foi também aprovada por unanimidade, depois do presidente da APDC ter explicado os objetivos: modernizar e adequar os estatutos da APDC à realidade do mercado em que a Associação desenvolve a sua atividade.
Assim, no âmbito do objeto social da APDC, o objetivo foi modernizá-lo, numa perspetiva de evolução da atividade da Associação, passando a contemplar expressamente a contribuição para o estudo, o debate e a divulgação dos problemas das comunicações, das tecnologias de informação new media e outras áreas, promovendo ideias e de iniciativas, no âmbito da APDC, que favoreçam o desenvolvimento do sector em articulação com a sociedade civil. Já na flexibilização do funcionamento, procedeu-se a uma alteração que permitirá o alargamento do número de vice-presidentes da Direção, assim como a simplificação das regras em caso de representação da APDC.
Procedeu-se ainda ao alargamento da representatividade e flexibilização da composição no Conselho Consultivo, adequando a composição e as regras de funcionamento e objetivos deste e transformando-o num forum de relacionamento entre a Associação e os outros sectores da atividade económica.
Vai acontecer na APDC
2024-09-11
10ª Sessão do Digital Union | APDC & VdA
2024-10-09
Decorre a 9 de outubro, em Lisboa