Evento APDC

19.10
Outras iniciativas



Iniciativa arranca com previsão de mais de 30 turmas e cerca de 800 vagas

Cerimónia de Lançamento da 2ª Edição do Programa UPSkill




A 2ª edição do Programa UPskill - Digital Skills & Jobs foi oficialmente lançada hoje, numa cerimónia que decorreu em Bragança. Esta nova edição traz novidades, como o alargamento da iniciativa a novas regiões e instituições de ensino superior - Alentejo (Évora) e Algarve (Faro); a realização pela 1ª vez de cursos em Leiria, Coimbra, Braga e Bragança, reforçando a requalificação de pessoas em TIC no interior do país. A realização desta edição por ciclos permitirá continuar a receber pedidos de recursos humanos pelas Empresas e lançar novas formações, de acordo com as necessidades concretas do mercado.

A iniciativa, criada em parceria pela APDC, o Estado e a Academia, tem como objetivo responder à falta de talento TIC nas Empresas, essencial para acelerar a transição para o digital, promovendo em simultâneo a requalificação de desempregados ou pessoas em situação de subemprego em áreas com forte procura.

Nesta 2ª edição, é concretizada uma das ambições do Programa de aumentar o número de vagas em áreas como a programação, redes e gestão de plataformas e serviços. Perante o reforço da procura de recursos humanos por parte das Empresas, a Iniciativa passa agora a ser realizada por ciclos.

Assim, foi aberto a 14 de outubro o período de candidaturas destinadas à criação de um total de 20 turmas, que envolverão 300 formandos. A formação decorrerá em instituições de ensino superior de Lisboa, Porto, Faro, Braga, Bragança, Setúbal e Viseu. Para meados de novembro, está previsto o lançamento do novo período de candidaturas, apontando os números, ainda provisórios, para mais 16 turmas, cuja formação se deverá realizar em Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa e Porto. Com base nos resultados, poderá ocorrer novo ciclo procurando contemplar as restantes vagas indicadas pelas empresas.

Outra novidade desta edição do UPskill é a criação - além das turmas partilhadas por várias empresas -, de turmas dedicadas, destinadas apenas às necessidades de talento de uma Empresa, que assegura um número de formandos igual ou superior a 15 numa dada tecnologia e localização. A maior parte das turmas previstas nestes dois primeiros ciclos são já dedicadas, para responder às necessidades de empresas como a Inetum, a Deloitte, a Capgemini Engineering, a Unipartner, a Minsait , a Bizdirect ou a Everis.

Entre as áreas de formação solicitadas pelas Empresas estão tecnologias como o .Net, OutSystems, Java, PowerPlatform, Microsoft CRM, Cloud AWS, Cloud Microsoft Azure, Appian, ServiceNow, Android, Datawarehouse BI, Robotic Process Automation / V&V - Validation & Verification, Salesforce e SAP.

Foram ainda introduzidas um conjunto de alterações para tornar o processo mais eficaz, eficiente e célere. Assim, foi lançado um Portal da Candidaturas, para fornecer uma visão mais completa do status das candidaturas e da formação, aos candidatos/formandos. Há também um novo modelo de seleção dos candidatos, com a realização online de testes cognitivos, de motivação e de inglês. E o processo de colocação dos formandos em formação profissional em contexto de trabalho tem novas regras, para trazer maior celeridade e agilidade no processo de colocação.

As Empresas terão uma maior participação em todo o processo, nomeadamente um maior diálogo com a as instituições de ensino superior, em áreas como a colaboração e/ou aprovação formal dos planos formativos das ações de formação e do conteúdo de dois momentos de avaliação (intermédia e avaliação final).

O evento de lançamento, que decorreu Teatro Municipal de Bragança, contou com avpresença do Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita; do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo; do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira; e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira. Assim como de várias empresas envolvidas no Programa, formandos da 1ª fase já colocados em empresas e várias Empresas participantes.

www.upskill.pt

APDC | Empresas
A APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações é a entidade que agrega o universo de Empresas TIC, assumindo-se como a plataforma de debate e reflexão do setor, promovendo e dinamizando iniciativas que promovem e aceleram a transformação para o digital da economia e da sociedade. No âmbito deste Programa, cabe-lhe o papel de coordenar a participação das Empresas envolvidas, fomentando a sua adesão e identificando as necessidades de recursos, por tecnologia e por geografia.

CCISP | Institutos Superiores Politécnicos
Os Institutos Superiores Politécnicos, através do seu Conselho Coordenador (CCISP), enquanto órgão de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino politécnicos, tem neste Programa o papel de coordenar a participação dos institutos enquanto polos de formação nas distintas vertentes tecnológicas a abranger.

ISCTE
O ISCTE integrou o Programa UPsill com o objetivo de garantir o alargamento da oferta formativa do Programa na Área Metropolitana de Lisboa. A participação integra-se na sua estratégia de desenvolvimento de uma oferta na área das tecnologias digitais aplicadas, que culminou com a decisão de abertura de uma escola universitária especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas, em Sintra, aproximando a formação das pessoas e das necessidades de qualificações das empresas na área das tecnologias digitais.

IEFP, IP
O IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional é a entidade pública nacional que tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego. Nesta qualidade, prestará todo o suporte aos candidatos na formação e assumirá o pagamento de uma bolsa aos formandos, assumindo ainda o pagamento dos custos decorrentes das ações formativas, a ministrar pelos Institutos Politécnicos.

PD
A Portugal Digital é a Estrutura de Missão criada para gerir, coordenar e operacionalizar as ações e medidas do Plano de Ação para a Transição Digital, estabelecido pelo XXII Governo Constitucional. A Estrutura de Missão conjuga e articula, ainda, as diferentes áreas de atuação identificadas pelos três pilares do Plano de Ação, assim como assegura o envolvimento de todas as entidades relevantes para a implementação das medidas.







PROGRAMA
 
15h00      Abertura
                   André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital

 15h10      Boas-Vindas
                  Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança

 15h15      Apresentação do Programa UPskill, sua génese e ambição
-     Rogério Carapuca, Presidente APDC
-     António Leite, Vice-Presidente do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.
 
15h25      Balanço da 1ª edição
                Testemunho de Profissionais formados no âmbito do Programa UPskill:
-     Vânia Figueira, Minsait
-     Pedro Vieira Miguez, Junior Programmer na Deloitte
                 Visão empresarial:
-     César Marto, Technology Partner for Core Industry Solutions and Global Outsystems Alliance management na Deloitte
-     Vicente Huertas, CEO da Minsait Portugal
-     Manuel Maria Correia, CEO da DXC Technology
                   Visão da Academia:
-     Carlos Mata, Vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal

 16h10      Lançamento da 2ª edição
                   Visão da Academia:
-     Maria José Fernandes, Presidente do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
-     Orlando Rodrigues, Presidente do IPB - Instituto Politécnico de Bragança
                  Visão empresarial:
-     Fernando Reino da Costa, CEO da Unipartner
-     Margarida Mouro Ferreira, Capacity Manager da INETUM HBS Portugal

Assinatura eletrónica do Acordo relativo às Ações Formativas UPskill em Bragança
 
16h40      Ensino Superior de proximidade
                   João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

 16h50      Políticas públicas de valorização do Interior
                   Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior

 17h00      Encerramento
                   Miguel Cabrita, Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional



Programa


Vai acontecer na APDC

2021-11-30

Webmorning APDC

2021-12-15

APDC & VdA realizam Ciclo de Webinars sobre Digital