Evento APDC

17.10
Outras iniciativas



Apresentação do Sistema de Apoio ao Programa UPskill (SAPU)

Cerimónia de Lançamento da 3ª Edição do Programa UPSkill

A 3.ª edição do Programa UPskill - Digital Skills & Jobs acaba de ser oficialmente lançada. Numa primeira fase e até 7 de novembro, serão recolhidas as necessidades das empresas em termos de talento qualificado à medida, seguindo-se em meados do mês o arranque das candidaturas dos formandos. Uma das grandes novidades é a criação do SAPU - Sistema de Apoio ao Programa UPskill, plataforma cofinanciada pelo Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT) a partir da qual se fará a gestão desta iniciativa nacional.

Na cerimónia oficial de lançamento e de apresentação do SAPU, que decorreu a 17 de outubro, o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, destacou na abertura o facto do programa ter nascido "da vontade de promover o encontro entre as necessidades das organizações e de prevenir riscos de exclusão desnecessários para as pessoas", além "de fazer o que é verdadeiramente útil: pôr mundos em diálogo, o das empresas, agregadas em torno da APDC, com um instituto publico como é o IEFP, que tem que responder aos desafios da formação e emprego, e a Academia. Tem sido uma parceria particularmente feliz".

Também o Presidente da APDC, Rogério Carapuça, considerou que o UPskill "ganhou raízes e prestígio na comunidade empresarial", sendo a ambição nesta 3ª edição manter pelo menos os níveis conseguidos na anterior, tendo em conta a difícil conjuntura atual, mas como uma abrangência territorial ainda maior". Outra meta é manter o Programa para além desta 3ª edição, que era o que estava previsto no protocolo inicial assinado com o IEFP e a Academia. 

De acordo com o Coordenador Nacional do Programa UPskill, Manuel Garcia, a meta desta 3ª edição é arrancar com as primeiras ações de formação a partir de janeiro. Numa "colaboração estreita entre todos os stakeholders que permita identificar novas áreas de formação e novas regiões. É um desafio para todos os envolvidos". Afinal, "Temos que olhar para o futuro e para o que nos une e não para o que nos divide".

A fechar o evento, o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo. Considerou que "o UPskill representou uma viragem muito positiva no modelo de investimento na qualificação de pessoas. Tem demonstrado que a formação ao longo da vida é um investimento verdadeiramente com impacto. E que Estado, empresas e Academia podem atuar em conjunto para criar valor acrescentado para o país. Hoje, é uma aposta verdadeiramente ganha. Conseguiu, de facto, o aumento líquido do emprego qualificado e resolver o problema da procura das empresas".

E porque "apostar em competências digitais é investir em ferramentas fundamentais que criam valor para a sociedade e promovam o desenvolvimento do país", o governante defendeu que há mais medidas a serem tomadas no âmbito da esfera governamental. Estas serão anunciadas no Fórum das Competências Digitais, do INCoDe.2030, a realizar a 24 outubro, no âmbito do Mês das Competências Digitais. "Continuamos a trabalhar na prevenção do desemprego tecnológico e para que todas as pessoas tratem o digital por tu", deixou claro. 

O Programa UPskill diferencia-se face a outras iniciativas destinadas a reforçar as competências digitais pelo facto de assentar num diagnóstico concreto realizado pelas empresas interessadas das suas necessidades de recursos humanos para reforçar equipa, assim como no seu envolvimento ao longo de todo o processo. Assim, não só participam ativamente na fase de formação em Academia, como assumem o compromisso de, no final, recrutarem pelo menos 80% dos recursos solicitados, com um vencimento mensal mínimo de €1200 (subsídio de alimentação incluído).  O que faz com que esta iniciativa seja um verdadeiro instrumento para diagnóstico das áreas de formação, com clara relevância para o desenvolvimento dos projetos empresariais. 

Pela complexidade de todo o processo e a experiência das duas anteriores edições do Programa, considerou-se imperativo desenvolver a plataforma SAPU. Será através dela que as empresas vão registar, sempre que o quiserem, as suas necessidades de talento, em número, tecnologia e região e que os candidatos formalizam a respetiva candidatura, podendo acompanhar a evolução da sua jornada no Programa, mesmo quando passarem a formandos.

O SAPU permitirá assim facultar dados que permitem fazer um diagnóstico das necessidades das empresas, das tecnologias e das regiões com maior procura; comparar essas necessidades de talento com a capacidade formativa instalada nas diferentes regiões; efetuar uma caraterização da população desempregada ou em situação de subemprego que se manifesta interessada em participar; e analisar as ofertas de emprego que se concretizam depois de concluída a formação, o que permite realizar análises posteriores de empregabilidade na área das tecnologias digitais.

Na 1ª edição, que se iniciou em 2020, candidataram-se mais de 5.300 pessoas, tendo-se selecionado 430 formandos para 25 ações de formação em 7 localidades, em 6 instituições de ensino superior. Foram contratados mais de 80% dos formandos que concluíram com sucesso. Já na 2ª edição, lançada em outubro de 2021, que decorreu por ciclos, foram selecionados 300 formandos para 20 turmas no 1º ciclo e 580 formandos para 29 ações de formação, que se iniciaram em janeiro deste ano em 13 localidades do país e 11 instituições de ensino superior, envolvendo mais de 60 empresas. Este 2.º ciclo termina em fevereiro de 2023, prevendo-se que as metas de contratação sejam também alcançadas. 

O Evento foi transmitido através do canal APDC no Youtube. Poderá rever e confirmar a forma como este Programa está a impactar positivamente a economia nacional, numa conjuntura de aceleração da transformação para o digital e de condições macroeconómicas adversas.

 

PROGRAMA

14h30 Abertura 
Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes 

14h45 Lançamento da 3ªedição do Programa UPskill (SAPU)
Presidente APDC, Rogério Carapuça
 

15h15 Apresentação do Sistema de Apoio ao Programa UPskill 
Coordenador Nacional do Programa UPskill, Manuel Garcia

15h45 Encerramento 
Secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo 

 

VEJA AQUI A GRAVAÇÃO

VISITE SITE UPSKILL -  Separador Empresas

ALBUM 
 

 

 


Programa


Vai acontecer na APDC

2022-12-14

APDC & VdA realizam Ciclo de Webinars sobre Digital

2023-01-10

Edital Best Thesis Award