Evento APDC

03.05
Outras iniciativas



Academia passa a requalificar os novos profissionais envolvidos

FCUL assina acordo para participar no Programa UPskill

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Programa UPskill - Digital Skills & Jobs, iniciativa que resultou de uma parceria entre a APDC, o Governo e a Academia, assinaram hoje um acordo de cooperação. No âmbito deste, é assegurada a participação da FCUL como entidade formadora no âmbito do UPskill.

"Esta decisão da FCUL faz parte da estratégia da instituição de colocar o conhecimento ao serviço das empresas. Neste caso, capacitando novos profissionais na área das tecnologias de informação e comunicação, que possam reforçar a capacidade produtiva das empresas, tornando-as mais competitivas", afirma Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa.

Também Maria José Fernandes, presidente do CCISP, destaca que "é muito importante a participação ativa da Academia. A rede de Institutos Politécnicos, assegura desde a primeira hora uma formação de elevada qualidade em todo o território nacional, mas é muito importante que outras entidades da rede de Ensino Superior possam também colaborar nestas iniciativas, reforçando o papel do Ensino Superior como geradores de mais talento qualificado em competências digitais e incrementando a competitividade da nossa economia."

"A inclusão da FCUL vem reforçar a capacidade do programa em assegurar novas ações de formação nas áreas identificadas pelas empresas participantes. O UPskill tem uma caraterística única: o facto de as ações de formação se basearem num compromisso de contratação assumido pelas empresas, desde o momento em que aderem à iniciativa. Sendo a falta de talento tecnológico um dos graves problemas do mercado nacional, a APDC pretende com esta iniciativa, ajudar a colmatar essa realidade", destaca Rogério Carapuça, Presidente da APDC.

Para Júlia Tomáz, vice-presidente do IEFP, "o UPskill insere-se na estratégia do instituto de promover ações que qualifiquem e/ou requalifiquem as pessoas desempregadas ou em situação de subutilização, contribuindo decisivamente para a empregabilidade. O programa é um excelente exemplo do que a associação entre Empresas, Academia e Estado pode fazer em benefício da sociedade como um todo". 

Lançado em março de 2020, o Programa UPskill é uma das iniciativas emblemáticas do ‘Plano de Ação para a Transição Digital'. O seu objetivo é dar resposta à falta de talento digital com que se defrontam as empresas nacionais nos seus processos de transformação e, em paralelo, requalificar e formar desempregados ou pessoas em situação de subemprego em áreas de trabalho do futuro, garantindo-lhes empregabilidade.

O projeto resultou da conjugação de vontades entre a APDC, que agrega as empresas envolvidas; o Governo, através do IEFP, que financia a formação; e a Academia, através da rede de Institutos Politécnicos, representada pelo CCISP - Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a que se juntou mais tarde o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade do Algarve e a partir de agora a FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

De forma a responder às necessidades concretas de talento do mercado, o UPskill desenvolve-se através da identificação das necessidades de pessoas qualificadas pelas Empresas aderentes, seguindo-se o processo de seleção dos formandos e a definição das ações de formação, ministradas pelas instituições de ensino superior participantes. Em regra, a formação envolve seis meses em ambiente académico, seguidos de três meses em ambiente empresarial. Terminadas estas fases, as empresas procedem à contratação dos formandos. Sendo uma requalificação exigente, que implica a total dedicação e disponibilidade dos formandos, é atribuída aos participantes desempregados uma bolsa de formação. 

Já decorreram as duas primeiras edições do programa, contando cada uma delas com mais de cinco mil candidaturas, para 76 ações de formação. Está agora a decorrer a 3ª edição, que conta já com um conjunto de 20 ações de formação. Cerca de 70 empresas já aderiram ao programa, colaborando nas suas distintas edições.

Mais informação no portal www.upskill.pt.

APDC | Empresas

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações é a entidade que agrega o universo de empresas das TIC, assumindo-se como a plataforma de debate e reflexão do setor, promovendo e dinamizando iniciativas que promovem e aceleram a transformação para o digital da economia e da sociedade. No âmbito deste Programa, cabe-lhe o papel de coordenar a participação das Empresas envolvidas, fomentando a sua adesão e identificando as necessidades de recursos, por tecnologia e por geografia.

CCISP | Institutos Superiores Politécnicos

Os Institutos Superiores Politécnicos, através do seu Conselho Coordenador (CCISP), enquanto órgão de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino politécnicos, que tem neste Programa o papel de coordenar a participação dos institutos enquanto polos de formação nas distintas vertentes tecnológicas a abranger. 

FCUL

A FCUL integrou o Programa UPSKILL com o objetivo de garantir o alargamento da oferta formativa do Programa na Área Metropolitana de Lisboa. 


Programa


Vai acontecer na APDC

2024-06-19

Realiza-se a 19 de junho, no Porto