Evento APDC

03.11
Outras iniciativas



Evento Reservado a decorrer em paralelo à Web Summit

Portugal as a Tech Hub

A APDC, em parceria com a AICEP Portugal Global, realizou à margem da Web Summit, o ‘Portugal as a Tech Hub'. Este foi um encontro focado nos grupos internacionais que investiram na instalação de centros de competências tecnológicos no mercado nacional ou estão em vias de concretizar projetos desta natureza. Presentes estiveram ainda os líderes das empresas associadas da APDC, que representam o setor das TIC no país.

Neste encontro exclusivo e informal entre os vários stakeholders da economia digital, decorreu no rooftop do Myriad Hotel, no Parque das Nações, com vista privilegiada sobre o recinto da Web Summit e a zona oriental e ribeirinha de Lisboa, o Presidente da APDC começou por destacar que a Associação está a apostar em contribuir para a construção de um ecossistema de inovação nacional. O que passa por pôr "as pessoas do setor das TIC a falar e trazer pessoas de outros setores para discutir connosco a transformação digital que está a acontecer". 

Rogério Carapuça abordou o processo de transformação da APDC, na sequência da pandemia, nomeadamente com a transformação do Congresso das Comunicações, o maior evento anual da Associação, num formato inovador de programa de televisão. Destacou ainda a aposta no talento, um dos maiores problemas identificados pelas empresas TIC, e os resultados do Programa UPskill, desenvolvido através de uma parceria entre a APDC e as empresas associadas, o Governo, através do IEFP, e o Ensino Superior, por via da rede de politécnicos e universidades. 

Presente esteve também Luís Castro Henriques, Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que começou por referir a importância das parcerias como a que o organismo tem com a APDC, da maior relevância para promover o networking entre empresários nacionais e os novos investidores que já entraram ou estão interessados em investir no mercado nacional. 

Destacando que o país tem vindo a bater sucessivos recordes desde 2018 em termos de captação de investimento estrangeiro em Portugal, sendo que no ano passado que quebrou a barreira dos 40 investidores, este responsável adiantou que até 1 de novembro esse recorde já foi ultrapassado: há já 43 empresas este ano com projetos de investimento. E antecipa ser possível chegar ao final do ano com 47 ou 48 investidores. "A transformação em Portugal foi grande nos últimos anos, graças aos investidores estrangeiros e ao empenho e suporte que têm dado a Portugal", rematou. 

Alguns destes investidores marcaram presença neste encontro, onde esteve ainda presente o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Cruz, para quem a Web Summit mostrou que há um grande entusiasmo e otimismo de todos os investidores, grandes e pequenos, em relação aos projetos que estão a desenvolver. "É espantoso ver como estão a olhar para o futuro e a mudar as coisas, a partir de Portugal", graças ao trabalho que fazem todos os dias, às condições naturais do país e ao hub de inovação que está a crescer acentuadamente. 

Para o governante, "Portugal está a mudar. Está na frente da revolução 4.0. Estamos na linha da frente das novas inovações. Estamos a inventar as tecnologias que vão juntar o mundo". 

 

ÁLBUM   UPDATE  VÍDEO




 


Programa


Vai acontecer na APDC

2022-12-14

APDC & VdA realizam Ciclo de Webinars sobre Digital

2023-01-10

Edital Best Thesis Award