Evento APDC

23.11
Outras iniciativas



Prémios e prémio BfK foram anunciados no âmbito do EVOLVE

Portugal elege 3 projetos entre os vencedores mundiais do WSA

 

Portugal tem três projetos entre 40 vencedores finais do World Summit Awards (WSA 2022), o que vem comprovar a inovação e o talento nacional na resposta aos problemas da sociedade. A NUADA, na categoria Health & Well-Being, a Water Wise System, na categoria Environment & Green Energy, e a  X-Plora, na categoria Culture & Tourism, vão estar no WSA World Congress, a realizar em março de 2023, no México. Foram eleitos pelo Grande Júri, que se reuniu em Jacarta, e onde participou a APDC, através da sua Diretora Executiva, Sandra Fazenda Almeida. 

O anúncio dos vencedores nacionais foi feito no âmbito do EVOLVE - Digital Business Transformation, o novo grande evento da APDC que se realizou hoje no CCB, sobre estudos de caso de transformação Digital. Foi ainda anunciado o Prémio Born from Knowledge (BFK), atribuído pela ANI - Agência Nacional de Inovação, que selecionou, de entre todos os candidatos nacionais ao WSA, o CRIAM Knowledge . 

Há mais de uma década que a APDC lidera a seleção nacional dos projetos portugueses - um por cada uma das oito categorias a concurso - que representam em cada ano Portugal nesta competição mundial, que junta mais de 180 países e decorre no âmbito das Nações Unidas. 

 

Sobre os vencedores

X-PLORA (Culture & Tourism) - É um guia multimédia para visitas físicas e virtuais, que aposta em tecnologias imersivas e na gamificação, como forma de melhorar a experiência do cliente e gerar receitas alternativas para locais, cidades e marcas. Assume-se como um Tour Builder único para visitas autoguiadas que dá autonomia para que cada um crie a sua própria experiência, gerando ao mesmo tempo formas alternativas de receitas e análises para cada atração turística. Introduz um sistema de contextualização através de Realidade Alargada (AR/VR), Gamificação e Blockchain na mesma plataforma, para resolver o problema da falta de envolvimento, sustentabilidade e recursos de receitas alternativas.

 

 

WATER WISE SISTEM (Environment & Green Energy) - Surgiu para responder ao sentimento de urgência na conservação da água e à sua utilização eficiente. É uma solução inteligente desenhada de raiz para a gestão e processamento massivo de eventos complexos e heterogéneos. Faz a ponte entre as diversas realidades que rodeiam todas as redes no contexto do ciclo urbano da água, analisando parâmetros da gestão hídrica, consumos energéticos, meteorologia, comportamento de consumo e sustentabilidade. Transforma dados em conhecimento, com recurso a modelos analíticos e preditivos suportados em Machine Learning e Deep Learning, e identifica anomalias em tempo real.

 

 

NUADA (Health & Well-Being) - Foi criada para dar resposta à diminuição na força das mãos, por doença ou lesão, assegurando que o utilizador não depende de terceiros para o seu bem-estar pessoal. É uma primeira luva de apoio inteligente, com múltiplos sensores especiais incorporados e tendões artificiais de inspiração biológica, assim como uma bracelete contendo a maior parte dos componentes eletromecânicos e conectividade. Permite forças de apoio (até 40 kg), quando necessário.

 

 

O prémio Born from Knowledge (BfK), da ANI - também anunciado no EVOLVE, evento da APDC para dar visibilidade a casos de transformação digital protagonizados pelos principais líderes da economia nacional -, foi para a CRIAM Knowledge. Esta startup médica, com hardware e criada em Portugal, desenvolveu uma plataforma de diagnósticos automática e portátil que permite a realização de procedimentos para salvar vidas em emergências. Trata-se de um dispositivo médico portátil e automático que identifica o tipo e subtipo de sangue em apenas 3 minutos e identifica doenças, através de algoritmos de Machine Learning e Visão Computacional. 

Este sistema tem como objetivo principal ser utilizado em emergências, onde a rapidez na identificação do correto tipo de sangue é crucial para reduzir a dependência do tipo de sangue O Rh negativo - tipo de sangue universal e escasso (apenas 2.9% da população mundial são portadoras deste tipo de sangue). A CRIAM Knowledge, que começou como um projeto académico na Universidade do Minho, tornou-se a segunda startup portuguesa a ser selecionada pela HAX, a maior aceleradora mundial de hardware. Este programa da HAX garantiu à CRIAM Knowledge a possibilidade de desenvolver o protótipo do seu dispositivo no centro mundial do hardware, em Shenzhen, na China, onde a equipa esteve vários meses, e que se tornou crucial para o desenvolvimento da investigação e do projeto.

 


Programa


Vai acontecer na APDC

2023-02-09

Decorre a 9 de fevereiro, na sede da sociedade de advogados