A
3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, mostrou o nível de transformação e os progressos registados nas competências digitais no mercado nacional. A Iniciativa Portugal INCoDe.2030 vai agora entrar numa nova fase, para acelerar as medidas previstas nos seus cinco eixos.vai decorrer a 3 de março, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Esta conferência de um dia mostrou o nível da transformação e os recentes progressos das competências digitais desenvolvidos por cidadãos, autarcas, professores, formadores, empresários, investigadores. Bem como os projetos em curso e as ideias para promover competências digitais para uma cidadania ativa. Recorde-se que a iniciativa tem cinco eixos bem definidos de atuação: inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação.
O Fórum Permanente para as Competências Digitais é um organismo que tem como objetivo dinamizar e articular um leque alargado de atores sociais e garantir uma ampla mobilização para a Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 | Portugal INCoDe.2030. Uma das suas missões é exatamente apresentar e comentar, numa conferência anual pública, os resultados da evolução por Eixo do INCoDe.2030, bem como apresentados casos nacionais e internacionais de boas práticas.
O Fórum é presidido por Rogério Carapuça, Presidente da APDC, com o objetivo de mobilizar os portugueses para construírem uma sociedade mais justa e mais atenta à crescente mudança tecnológica, fomentando mais inclusão no acesso ao conhecimento e na participação em redes de colaboração científica e tecnológica.