A APDC realizou uma "Case-Study Visit" ao INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. O objetivo foi proporcionar aos Associados o acesso in loco a um projeto verdadeiramente inovador e diferenciador, um relevante ator nacional na área científica e de inovação.
Esta visita insere-se no Plano de Atividades definido para 2019, no âmbito de um novo formato de iniciativas, as ‘Case-Study Visits'. Através desta iniciativa, pretendemos mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na nanotecnologia e as aplicações práticas dos materiais e componentes nas mais diversas áreas. Assim, decorreu uma sessão de Q&A com Paulo Freitas, Deputy Director General do INL, seguida de uma visita guiada ao Laboratório.
O INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é uma organização intergovernamental criada para fomentar a investigação interdisciplinar em nanotecnologia e nanociência. Com o objetivo de se tornar uma parte vital da ciência europeia, disponibiliza um ambiente de investigação em alta tecnologia, com desafios em nanomedicina, nanotecnologia aplicada à nanoeletrónica ambiental e de controlo alimentar e nanomáquinas e manipulação molecular em nanoescala.
O INL visa assegurar a excelência da investigação de classe mundial em todas as áreas de atividade, desenvolver parcerias com a indústria e promover a transferência de conhecimento gerador de valor económico e emprego, formar investigadores e contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada para a indústria da nanotecnologia. O levantamento, prevenção e redução dos riscos da nanotecnologia é outra das suas metas.