Evento APDC

23.11
Outras iniciativas



Processo nacional liderado pela APDC

WSA 2022: Portugal elege projetos nacionais a concurso

Já foram selecionados os projetos nacionais que vão representar Portugal na edição de 2022 do World Summit Awards (WSA), iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social que envolve cerca de 180 países. Num processo que voltou a ser liderado pela APDC, o júri de seleção confirmou a qualidade e a inovação das 35 candidaturas apresentadas.
No final do processo, e para as oito categorias a concurso, os vencedores portugueses foram a The Newsroom, NUADA, Water Wise System, Cycle AI, Qrpoint, Refujob, X-Plora e App for Good.
De acordo com o timeline definido para a edição deste ano, o júri online do WSA procederá à seleção da shortlist de candidatos até ao final de outubro. Segue-se a avaliação pelo WSA Grand Jury, que anunciará os vencedores até dezembro. Estes marcarão presença no WSA Global Congress, que decorrerá em março de 2023, onde farão a apresentação dos respetivos projetos. Será selecionado um Global Champion para cada uma das 8 categorias.

 Breve descrição dos vencedores nacionais do WSA 2022, por categoria: 
 
 
  • THE NEWSROOM (Government & Citizen Engagement) - É uma aplicação móvel alimentada por Inteligência Artificial (IA) de notícias, que vem dar resposta à crise de confiança nos media. Disponibiliza ao utilizador uma experiência de descoberta de notícias, a quem dá o controlo sobre o que quer saber. Fornece diferentes pontos de vista e de contextos sobre os temas selecionados, começando por um resumo matinal com cinco eventos chave diários, que o leitor pode aprofundar, se o desejar.
     
  • NUADA (Health & Well-Being) - Foi criada para dar resposta à diminuição na força das mãos, por doença ou lesão, assegurando que o utilizador não depende de terceiros para o seu bem-estar pessoal. É uma primeira luva de apoio inteligente, com múltiplos sensores especiais incorporados e tendões artificiais de inspiração biológica, assim como uma bracelete contendo a maior parte dos componentes eletromecânicos e conectividade. Permite forças de apoio (até 40 kg), quando necessário.
     
  • WATER WISE SISTEM (Environment & Green Energy) - Surgiu para responder ao sentimento de urgência na conservação da água e à sua utilização eficiente. É uma solução inteligente desenhada de raiz para a gestão e processamento massivo de eventos complexos e heterogéneos. Faz a ponte entre as diversas realidades que rodeiam todas as redes no contexto do ciclo urbano da água, analisando parâmetros da gestão hídrica, consumos energéticos, meteorologia, comportamento de consumo e sustentabilidade. Transforma dados em conhecimento, com recurso a modelos analíticos e preditivos suportados em Machine Learning e Deep Learning, e identifica anomalias em tempo real.
     
  • CYCLE AI (Smart Settlements & Urbanization) - É uma app criada para tornar as deslocações de bicicleta mais ecológicas e seguras. Assim, processa dados com os mais avançados algoritmos de visão computacional e de IA para o desenho de mapas de segurança nas cidades, melhorando o planeamento e as políticas urbanas. Integra um planeador de rotas de aprendizagem automática, com base na perceção de segurança dos ciclistas e prevê a criação de uma aplicação multiplataforma, com sugestão de rotas mais seguras para utilizadores de micromobilidade e permitir ao utilizador identificar pontos críticos.
     
  • QRPOINT (Business & Commerce) - É um sistema inteligente de controlo e gestão dos dias de trabalho, que substitui as formas tradicionais de controlo do tempo (como o relógio de ponto, folha de horas ou relógio cartográfico). Simplifica a relação entre empresa e trabalhador, permitindo registar informações como horas, geolocalização e registo facial na cloud em tempo real, através de smartphone ou computador. Assume-se como um solucionador de problemas e facilitador de processos nas organizações. 
     
  • REFUJOB (Inclusion & Empowerment) - Esta plataforma sem fins lucrativos foi lançada em abril de 2022, com o objetivo de estabelecer uma ponte entre os refugiados da guerra da Ucrânia que procuram emprego em Portugal e as empresas nacionais com oportunidades de emprego. Nos seis dois primeiros meses, gerou mais de 811 candidaturas e 432 partidas. O lema é "Recusar-se a desistir. Arranja um Emprego" e está disponível em ucraniano e inglês, dando informação útil aos refugiados e funcionalidades de procura e oferta de emprego, com o preenchimento de um formulário. É depois analisado o perfil dos candidatos e as oportunidades de emprego, apresentando-se as opções mais adequadas.
     
  • X-PLORA (Culture & Tourism) - É um guia multimédia para visitas físicas e virtuais, que aposta em tecnologias imersivas e na gamificação, como forma de melhorar a experiência do cliente e gerar receitas alternativas para locais, cidades e marcas. Assume-se como um Tour Builder único para visitas autoguiadas que dá autonomia para que cada um crie a sua própria experiência, gerando ao mesmo tempo formas alternativas de receitas e análises para cada atração turística. Introduz um sistema de contextualização através de Realidade Alargada (AR/VR), Gamificação e Blockchain na mesma plataforma, para resolver o problema da falta de envolvimento, sustentabilidade e recursos de receitas alternativas.
     
  • APPS FOR GOOD (Learning & Education) - É um projeto destinado a ensinar a tecnologia aos jovens até aos 18 anos, mostrando como pode ser aplicada à resolução de problemas concretos. Melhora as competências, assim como as capacidades de colaboração e de comunicação e pretende mudar o sistema educativo, desafiando as escolas a trabalhar de forma diferente com os alunos. antes. Disponibiliza uma plataforma online, onde estudantes e professores têm acesso a cursos digitais criativos e inclusivos, utilizando tecnologia para promover novas formas de trabalho em sala de aula.
     
Os projetos foram selecionados por um júri nacional liderado por Sandra Fazenda Almeida (APDC) e Roberto Carneiro (ex-ministro da Educação), reforçado este ano com a presença de responsáveis da Armilar, AWS, EDP, Galp, Google, Lusíadas Saúde, NOS e Semapa. O júri contou ainda com representantes da Altice Labs, AMA, ANI, Impresa, ASSOFT, IPN, Capgemini Engineering, Media Capital, Microsoft, DIOSCOPE, RTP, Startup Braga, Startup Portugal, Startup Lisboa, e Vodafone.

Para Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC e National Expert do WSA, "toda a comunidade tecnológica e científica nacional tem colaborado e desenvolvido ativamente e em crescente número soluções tecnológicas para responder a problemas concretos com que a nossa sociedade hoje de confronta. Sendo o futuro cada vez mais digital e assente em tecnologia, é da maior relevância apoiar e destacar a inovação nacional lá fora, nomeadamente através desta competição mundial que envolve mais de 180 países e existe há 19 anos".
 

Portugal tem-se distinguido entre os vencedores nas várias edições desta iniciativa. No ano passado, estiveram em destaque 3 projetos: 
 
 
  • A Urban Platform, na categoria de Government & Citizen Engagement - É uma solução assente na cloud que se destina à gestão eficiente do território. Criada especificamente para governos locais pela Ubiwhere, dá aos decisores uma visão do progresso da cidade e capacidade de resposta eficiente e coordenada.
  • A SPEAK, na categoria de Inclusion & Empowerment - É uma app móvel destinada a ligar migrantes, refugiados e habitantes locais através de uma troca de experiências linguísticas e culturais. As pessoas inscrevem-se numa plataforma web para aprender ou ajudar os outros a aprender uma língua, reunindo-se depois em grupos que se encontram em 12 sessões de 90 minutos, online ou offline.
  • A ZOOMGUIDE, na categoria de Culture & Tourism - Trata-se de um guia alimentado por inteligência artificial, que permite uma experiência imersiva ao utilizador, explorando locais, nomeadamente interiores, como museus. Basta, simplesmente, tirar uma fotografia com o telefone para aceder a conteúdos multimédia. Está disponível em várias línguas.
    Saiba mais em: wsaportugal.pt/2022-winners
     
     

Programa


Vai acontecer na APDC

2022-09-27

GeSI in a operational partnership with APDC

2022-10-20

Where XR Business Thrives