Evento APDC

15.11
Outras iniciativas



Processo nacional liderado pela APDC

WSA 2023: Portugal elege projetos nacionais a concurso

Clube dos Autores, Multicare Vitality, IDE Social Hub, Dams at your Fingertips, Ethiack, Digitall, Deepneuronic e MOSAICO foram selecionados como representantes de Portugal na edição de 2023 do World Summit Awards. Mais uma vez, a APDC liderou o processo para a escolha dos vencedores, que vão agora participar nesta iniciativa mundial que premeia as melhores inovações digitais com impacto na sociedade, em oito categorias distintas.

Seguir-se-á agora a seleção, pelo júri online do WSA, da shortlist de candidatos. Posteriormente, o WSA Grand Jury avaliará e anunciará os vencedores dos cerca de 180 países envolvidos na iniciativa. Esses vencedores apresentarão os seus projetos no WSA Global Congress, que ocorrerá de 14 a 17 de abril de 2024, em Los Lagos, Chile. Será selecionado um Global Champion para cada uma das oito categorias em competição.

Os vencedores nacionais do WSA 2023 são, por categoria:

- CULTURE & HERITAGE: LITERARY HIGHWAYS 
Assume-se como uma plataforma inovadora de autopublicação de livros pelos seus autores, em formato impresso ou digital. Trata-se de uma ‘estação central', que depois faz a distribuição e vende as obras em dezenas de plataformas, ligando leitores, livrarias, mercados e mais de 13 diferentes centros de impressão em todo o mundo. Recorrendo a soluções de inteligência artificial, a meta é transformar o panorama editorial e democratizar o acesso à publicação e à leitura. Já facilitou a publicação de mais de 90 mil livros em Portugal e Brasil e reúne mais de 60 mil autores e 100 mil livros diferentes - desde best-sellers a pequenos títulos locais, que preservam o rico património de comunidades (como cidades modernas ou pequenas aldeias amazónicas).

- HEALTH & WELL-BEING: PROGRAMA MULTICARE VITALITY 
É uma aplicação que visa a adoção de um estilo de vida mais saudável, incentivando os seus utilizadores, através da gamificação, a conhecer e melhorar a sua saúde. O cumprimento dos objetivos semanais definidos é recompensado por FidCoins, uma moeda virtual que pode ser trocada por vales nas lojas parceiras da Fidelidade, e por descontos na anuidade do seguro da Multicare. Está disponível para todos os titulares de planos de saúde Multicare, independentemente da idade, rendimentos ou estado de saúde. Desta forma, a solução permite benefícios para o cliente individual (com uma vida mais saudável), para a sociedade como um todo (ao reduzir os custos globais dos cuidados de saúde) e para as seguradoras (com menos reclamações de saúde e maior rentabilidade).

- INCLUSION & EMPOWERMENT: IDE SOCIAL HUB 
É um hub que se propõe gerar impacto social através da inclusão, diversidade e equidade, através da melhoria social e humana. O objetivo é a igualdade de oportunidades e o trabalho digno para todos, mediante a colaboração e a realização de parcerias com empresas, organizações e pessoas. Para isso, fomenta a mobilidade social, a inclusão digital e a empregabilidade, reduzindo a desigualdade e aumentando a diversidade no setor tecnológico. Atua em diversos contextos - locais, regionais e nacionais - com uma abordagem adaptada e centrada no apoio a comunidades e pessoas de grupos minoritários, já que entende que a diversidade é a força motriz da inovação e de um futuro mais inclusivo. Representa um exemplo de aproveitamento da tecnologia para o bem social, dedicado a criar um mundo mais justo e inclusivo para todos.

- BUSINESS & COMMERCE: ETHIACK 
É uma plataforma revolucionária de cibersegurança B2B, que utiliza uma combinação única de hacking humano e de máquinas para proporcionar uma proteção abrangente contra ciberameaças. Garante a identificação de vulnerabilidades com uma precisão de 99% e uma monitorização contínua, assim como poupanças de custos e funcionalidades de fácil utilização. Através da sua abordagem simbiótica e com a utilização de IA e de machine learning. Tem um enorme potencial para remodelar a forma como as empresas combatem os cibercrimes, numa altura em os ciberataques estão a crescer, em quantidade e sofisticação, o que faz com que segurança ofensiva seja, cada vez mais, o caminho a seguir para proteger as organizações, ao invés de uma estratégia apenas defensiva e reativa.

- ENVIRONMENT & GREEN ENERGY: DAMS AT YOUR FINGERTIPS 
É uma plataforma de monitorização, controlo e apoio à decisão de última geração. Alimentada por modelos de IA e big data, utiliza imagens de satélite para monitorizar a qualidade da água e prever a relação entre as previsões meteorológicas e as afluências. Fornece previsões de padrões de enchimento e descarga de barragens, cruciais para uma gestão proativa, particularmente durante eventos extremos. Para uma monitorização contínua, incorpora ainda sensores IoT e redes LoRaWAN, enviando os dados diretamente para uma plataforma cloud segura, de alta velocidade e escalável. Estas tecnologias, em conjunto com o desenvolvimento, a decorrer, de um Gémeo Digital, permitem a representação virtual da infraestrutura, o que facilita a observação atempada e a mitigação de problemas estruturais. Assume-se como um ‘farol' de segurança, eficiência e resiliência na gestão dos recursos hídricos, capacitando os decisores para responderem rapidamente aos desafios.

- LEARNING & EDUCATION: DIGITALL 
Este programa visa colmatar a falta de competências digitais, centrando-se na melhoria da educação digital das crianças, seja em ambiente escolar, seja através da autoaprendizagem. Em paralelo, capacita os professores no ensino STEM, ao promover uma aprendizagem colaborativa, experimental e interativa através da plataforma DigitALL. No contexto escolar, o projeto assenta numa colaboração estreita com agrupamentos de escolas e municípios, fornecendo recursos complementares para melhorar a literacia dos alunos através de materiais pedagógicos inovadores.  Já a funcionalidade "DigitALL em casa" permite o envolvimento autónomo em atividades abertas, realçando a inclusão e a competitividade na era digital. Foi aprovado pelo Ministério da Educação e é disponibilizado gratuitamente pela Fundação Vodafone Portugal.

- URBANIZATION & SMART SETTLEMENTS: DEEPNEURONIC 
É um sistema de videovigilância inovador, que utiliza a IA para identificar autonomamente mais de 100 objetos diferentes e 30 situações diversas, desde comportamentos quotidianos a potenciais ameaças, como incêndios, vandalismo e assaltos.  Foi concebido para simplificar o processo de supervisão de vigilância, oferecendo uma maior precisão, em comparação com os operadores humanos, e reduzindo a carga de trabalho do pessoal de segurança. A sua adaptabilidade e integração perfeita nas infraestruturas já existentes permitem que seja uma escolha personalizável e económica. Disponível através de um modelo de subscrição e como uma API/sistema autónomo, destaca-se pela sua capacidade de melhorar a segurança, reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência nas que dependem de sistemas de videovigilância.

- GOVERNMENT & CITIZEN ENGAGEMENT: MOSAICO
Trata-se de um modelo comum para o desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais, desenvolvido pela AMA, que aborda duas questões específicas: a coerência e consistência da experiência da relação cidadão-governo; e a definição/(re)conceção e criação de novos serviços públicos digitais. Através deste projeto, promove-se um ecossistema estratégico que enquadra todas as ferramentas que ajudam as equipas governamentais a desenvolver serviços públicos digitais, baseados nos princípios da cidadania, transparência, participação e acessibilidade.  Sempre com o foco no utilizador, para proporcionar uma experiência distintiva na interação de pessoas e organizações com a Administração Pública.


Para mais informações sobre o World Summit Awards, visite https://wsaportugal.pt/
 

 


Programa


Vai acontecer na APDC

2024-06-19

Realiza-se a 19 de junho, no Porto

2024-10-09

Artificial Inteligence - Realiza-se a 16 de outubro, em Lisboa