Evento APDC

21.02
Outras iniciativas



Vão participar no WSA Global Congress, a decorrer em abril no Chile

WSA: Portugal tem dois vencedores mundiais em prémio das Nações Unidas

Portugal tem dois vencedores mundiais nos World Summit Awards: a Ethiack e o Literary Highways (Clube de Autores). Os 40 projetos finais, que vão participar no WSA Global Congress, que decorrerá entre 14 e 17 de abril, na Patagónia, no Chile, acabam de ser selecionados pelo Grande Júri, que se reuniu entre 14 e 18 de fevereiro, em Hyderabad, na India. A diretora executiva da APDC, Sandra Fazenda Almeida, participou no encontro.

A vitória dos dois projetos nacionais volta a revelar a qualidade e o nível de inovação no nosso país nesta iniciativa mundial, que envolve todos os anos candidaturas de mais de 180 países. Terão agora a oportunidade de realizar um pitch na conferência internacional e de ter acesso a uma plataforma internacional e a uma rede global de empresas, mentores, oradores, peritos, líderes governamentais e académicos.

Mais sobre os projetos vencedores: 

- BUSINESS & COMMERCE: ETHIACK | https://ethiack.com/

Trata-se se uma plataforma revolucionária de cibersegurança B2B, que utiliza uma combinação única de hacking humano e de máquinas para proporcionar uma proteção abrangente contra ciberameaças. Garante a identificação de vulnerabilidades com uma precisão de 99% e uma monitorização contínua, assim como poupanças de custos e funcionalidades de fácil utilização. Através da sua abordagem simbiótica e com a utilização de IA e de machine learning. Tem um enorme potencial para remodelar a forma como as empresas combatem os cibercrimes, numa altura em os ciberataques estão a crescer, em quantidade e sofisticação, o que faz com que segurança ofensiva seja, cada vez mais, o caminho a seguir para proteger as organizações, ao invés de uma estratégia apenas defensiva e reativa.

 

- CULTURE & HERITAGE: CLUBE DOS AUTORES | http://www.clubedeautores.pt

Assume-se como uma plataforma inovadora de autopublicação de livros pelos seus autores, em formato impresso ou digital. Trata-se de uma ‘estação central', que depois faz a distribuição e vende as obras em dezenas de plataformas, ligando leitores, livrarias, mercados e mais de 13 diferentes centros de impressão em todo o mundo. Recorrendo a soluções de inteligência artificial, a meta é transformar o panorama editorial e democratizar o acesso à publicação e à leitura. Já facilitou a publicação de mais de 90 mil livros em Portugal e Brasil e reúne mais de 60 mil autores e 100 mil livros diferentes - desde best-sellers a pequenos títulos locais, que preservam o rico património de comunidades (como cidades modernas ou pequenas aldeias amazónicas).

A APDC lidera o processo de seleção nacional há mais de uma década, escolhendo os projetos nas oito categorias a concurso para representar Portugal nas edições anuais do WSA. Iniciado em 2003, no âmbito da Cimeira Mundial das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS), o WSA contribui para a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reconhecendo conteúdos e projetos digitais locais com impacto na sociedade, demonstrando a riqueza e a diversidade de aplicações inovadoras. Em todas as edições, Portugal tem apresentado projetos finalistas nas oito candidaturas a concurso.

Para informações sobre os projetos que estiveram na shortlist, visite https://wsa-global.org/2024/01/09/shortlist2023/.

 


Programa


Vai acontecer na APDC

2024-06-19

Realiza-se a 19 de junho, no Porto