A Accenture anunciou a aquisição da BOSLAN, empresa espanhola especialista em gestão de grandes projetos de infraestruturas. O objetivo é reinventar os serviços de engenharia e a forma como os clientes executam grandes projetos de infraestruturas para a transição energética. Ao aplicar a IA e outras tecnologias digitais ao ciclo de vida dos ativos, pretende-se melhorar o retorno do investimento e acelerar a neutralidade de carbono dos clientes. Não foram divulgados os termos da operação.
A BOSLAN ajuda os seus clientes a conceber e a supervisionar a construção de infraestruturas para alcançar a sua transição para a neutralidade carbónica, como parques eólicos onshore e offshore, centrais solares, redes inteligentes, infraestruturas de carregamento de veículos elétricos e centrais de hidrogénio. Apoia igualmente grandes projetos de infraestruturas de centros de dados e outras infraestruturas críticas. Os serviços incluem, entre outros, estudos de viabilidade, planeamento de projetos, controlo de custos e de qualidade, negociação e gestão de contratos, revisões de projetos, assistência na aquisição de equipamento e supervisão de trabalhos no terreno. Tem como clientes empresas privadas e organizações públicas que trabalham nos setores das energias renováveis, petróleo, gás, redes, centros de dados e outras indústrias de infraestruturas públicas e privadas.
Esta compra fornecerá à Accenture mais de mil engenheiros experientes em gestão de projetos, a maioria dos quais em Espanha e no Brasil. A empresa está também presente em Portugal, no Reino Unido, nos Estados Unidos e no México. A equipa irá integrar a área de infraestruturas e projetos de capital da Accenture, dentro da unidade de negócio Industry X.
Com a aquisição da BOSLAN, a Accenture continua a expandir os seus serviços para ajudar os clientes a executar os seus grandes projetos de infraestruturas de uma forma mais previsível e eficiente. A aquisição da BOSLAN é a primeira da Accenture na Europa na área dos projetos de infraestruturas, onde o investimento para a transição para as energias limpas atingirá 320 mil milhões de euros até 20231. No ano passado, adquiriu a Anser Advisory, nos Estados Unidos, e o Comtech Group, no Canadá, para entrar no mercado anual de 82 mil milhões de euros na América do Norte.
"A Espanha está na vanguarda da transição energética devido à experiência, conhecimentos e capacidades do nosso país neste sector. Estamos muito satisfeitos por acolher os profissionais da BOSLAN na Accenture. Juntos, trabalharemos para integrar a engenharia e o poder dos dados e da IA para ajudar os nossos clientes nos sectores da energia, das infraestruturas públicas e privadas e da indústria a executar os seus grandes projetos de infraestruturas de transição energética de uma forma mais eficiente, segura e previsível", refere em comunicado Mercedes Oblanca, presidente da Accenture em Espanha e Portugal.
"As empresas espanholas dos sectores da energia e das infraestruturas estão a liderar a transição para as energias renováveis e a garantir que a energia com baixas emissões é competitiva. A BOSLAN tem ajudado em muitos projetos pioneiros nesta área. A sua experiência em engenharia e nestes sectores irá melhorar as nossas capacidades para ajudar os nossos clientes na Europa a atingir os seus objetivos de neutralidade de carbono. Irá também reforçar a nossa posição como fornecedor global de serviços de infraestruturas, incluindo soluções digitais e de inteligência artificial para a gestão do ciclo de vida dos ativos, que são essenciais para a reinvenção dos projetos de infraestruturas", acrescenta Julio Juan Prieto, diretor da Industry X da Accenture em Espanha e Portugal.
Manifestando algumas preocupações em torno as conclusões e medidas propostas
Oferecia 23 mil milhões de dólares pela empresa de cibersegurança