Accenture e SAP reforçam parceria para ajudar empresas

2021-06-15 A Accenture e a SAP anunciaram o reforço da sua parceria, no sentido de ajudarem as empresas a incorporarem a sustentabilidade em todo o espectro das suas operações e negócios - da estratégia à implementação, de modo a poderem gerar valor acrescentado para toda a empresa. As soluções inovadoras irão acelerar a inclusão da sustentabilidade nos principais processos de negócios, cadeias de valor e de abastecimento.
Ao combinarem os Sustainability Services da Accenture e o seu amplo conhecimento de indústria à tecnologia SAP, as duas organizações estão a expandir a sua aliança para criarem, em conjunto, novas soluções que podem capacitar as empresas a acelerar o progresso de descarbonização completa das suas cadeias de abastecimento, alcançando, consequentemente, a sua parte do crescimento económico projetado de 4,5 biliões de dólares que a economia circular poderá trazer.
A Accenture e a SAP planeiam inovar e desenvolver uma nova solução para ajudar as organizações a incorporar métricas de sustentabilidade nas suas cadeias de valor e abastecimento, com foco no design e na produção. Através da utilização de dados integrados de todas as operações, as empresas podem projetar e produzir produtos com menos resíduos e com mais conteúdo reciclado e reciclável. Deste modo, ajudarão também a reduzir o custo crescente do compliance impulsionado pelas novas regulamentações para as embalagens e regulamentações de responsabilidade alargada do produtor (EPR).
Julie Sweet, CEO da Accenture defende que "o nosso trabalho conjunto com a SAP permitirá que os clientes, 92% dos quais na Forbes Global 2000, usem os seus sistemas centrais para conduzirem a sua agenda de sustentabilidade, otimizarem o seu desempenho ESG e atingirem os seus objetivos. O reforço desta parceria baseia-se na nossa longa história com a SAP - que inclui a parceria conjunta no Pacto Global das Nações Unidas e 3M - e o compromisso partilhado de impulsionar a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)."
A Accenture também apoia a iniciativa Climate 21 da SAP, que permite que empresas de qualquer setor usem análises avançadas para medir e minimizar as emissões de dióxido de carbono (CO2) e reduzir a pegada de carbono ao longo do ciclo de vida de um produto. Por exemplo, a investigação mostra que as emissões dos fornecedores upstream são em média cinco vezes mais altas do que as das operações diretas. Com métricas de sustentabilidade implementadas em toda a cadeia de abastecimento, end-to-end, as empresas ganham uma visão integrada da economia ambiental, do impacto dos custos e conseguem mais facilmente otimizar as suas operações.
Christian Klein, CEO da SAP refere que "para enfrentarmos com sucesso a maior ameaça ao nosso planeta, precisamos de colaborar a todos os níveis, da empresa e da sociedade. Com base na nossa parceria e relação de confiança de longa data, a SAP e a Accenture decidiram unir forças para ajudar os clientes a obterem um crescimento sustentável a longo prazo. Estamos a criar visibilidade sobre o impacto ambiental em toda a cadeia de valor e fornecemos às empresas os insights de que precisam para tomarem as medidas certas e acelerarem a sua transição para a economia circular."
Recentemente, as duas empresas lançaram, nas SAP.iO Foundries de Berlim e Munique, um programa global com foco na sustentabilidade. O programa Futuro Sustentável, o maior grupo do SAP.iO até o momento, visa ajudar as startups B2B em estágio inicial a impulsionarem a transformação digital e a inovação em quatro áreas chave: monitorização e comercialização de carbono, eficiência de recursos, controlo e mitigação de risco climático e economia circular. Treze startups foram selecionadas para trabalhar com as SAP.iO Foundries, em conjunto com especialistas da Accenture e empresas líderes em vários setores.
Esta colaboração é a última de uma série de iniciativas, da Accenture e da SAP, para ajudar as empresas a obterem valor através da sustentabilidade. O Pacto Global das Nações Unidas com o apoio da Accenture e SAP SE, que apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançou o ODS Ambition em janeiro de 2020 e publicou o ODS Ambition & Integration Guides em setembro de 2020. Juntas, através do SDG Ambition Accelerator, que começou em fevereiro de 2021, mais de 600 empresas, em 65 países, estão a aperfeiçoar competências para aplicarem estas ferramentas nos seus negócios.

Garantindo o foco na inovação, IA e capacidades analíticas


Cellnex continua a crescer através de aquisições por toda a Europa


Qualcomm e Amazon estão entre os novos parceiros


Com a criação de um grupo de peritos para analisar esta área


Concorrente da Uber está prestes a entrar em bolsa