Alphabet afetada pelo dólar e pelo recuo do YouTube

2022-07-27 A Alphabet, empresa-mãe da Google, cresceu menos do que o esperado no 2º trimestre do ano. A gigante, o maior vendedor mundial de publicidade online, foi afetado por um dólares forte, pela incerteza e pelos receios em torno de uma eventual recessão. As vendas de anúncios no YouTube cresceram ao seu ritmo mais lento desde 2018. No entanto, os analistas acreditam que sentirá menos o embate que as concorrentes.
As receitas da dona do maior motor de pesquisa do mundo subiram no trimestre 13%, face a igual período de 2021, para 69,7 mil milhões de dólares. A empresa destaca que a Google não está imune aos impactos do mercado, numa altura em que os clientes enfrentam escassez de produtos, menos procura e uma variedade de outros fatores. O aumento dos salários, bem como o aumento dos preços dos combustíveis e outros artigos, também forçaram alguns anunciantes a travar investimentos. Mas os anunciantes das áreas do turismo e retalho levaram a um aumento de quase 14% nas vendas de anúncios de pesquisa do Google no 2º trimestre, para 40,69 mil milhões de dólares-
No total das receitas do 2º trimestre da Alphabet, 81% vieram do negócio de anúncios do Google. A Alphabet adiantou ainda que as vendas teriam sido próximas dos 72 mil milhões de dólares se não fossem as oscilações cambiais. Cerca de 55% das vendas da empresa vêm de fora dos Estados Unidos.
Já os lucros foram de 16 mil milhões de dólares, ou 1,21 dólares por ação, em comparação com a estimativa média de 1,29 dólares por ação. As vendas do Google Cloud fixaram-se em 6,3 mil milhões de dólares, falharam o objetivo dos analistas de 6,4 mil milhões de dólares. Assim como os anúncios do YouTube, que renderam 7,3 mil milhões de dólares, contra estimativas de 7,5 mil milhões.Para o 3º trimestre do ano, espera-se que o impacto cambial seja ainda maior. Assim como a instabilidade em torno das vendas de aplicações desenvolvidas por fabricantes de software externos, sendo que os utilizadores também gastaram menos em aplicações no segundo trimestre. A suspensão das vendas na Rússia também impactam, assim como as flutuações nas receitas publicitárias do YouTube. Em paralelo, a gigante está a avançar com a expansão da sua pegada de cloud computing, construindo novos escritórios e levando o seu serviço de internet Google Fiber a novas comunidades.

Empresas estão a reforçar o investimento tecnológico para gerir desafios


Para desenvolver comunicações holográficas sobre a nova geração móvel


Para reforçar na área da colaboração


Segunda convocatória do CEF Digital prevista para outubr


Para dar resposta às tendências de mercado


Estão previstas multas até 15 milhões de euros paea infratores


Já terá convidado vários interessados para um leilão