Amazon cria unidade dedicada apenas à IA

2025-03-11

De olhos postos na rentabilidade, a gigante mundial de cloud AWS está a criar uma nova unidade de negócio para a IA. O objetivo é consolidar as suas ferramentas e serviços de IA numa espécie de mega-unidade, que será liderada pelo até agora vice-presidente de IA e serviços de dados da Amazon, Swami Sivasubramanian.
A notícia foi avançada pela Reuters, que teve acesso a um email interno do CEO da AWS, Matt Garman, a anunciar a novidade. Que considerou crítica para impulsionar o grupo nos serviços de IA na cloud, destacando mesmo que terá o potencial de "ser o próximo negócio multibilionário da AWS".
"Temos a oportunidade de ajudar nossos clientes a inovar ainda mais rápido e desbloquear mais possibilidades. Acredito firmemente que os agentes de IA são essenciais para essa próxima onda de inovação", refere no email.
"Estou entusiasmado por liderar uma nova organização focada no avanço do poder dos agentes e espero trazer as mais recentes inovações para as mãos de nossos clientes", referiu Sivasubramanian num post no LinkedIn. 
"Os sistemas agênticos oferecem possibilidades que vão muito além dos chatbots atuais e vão impulsionar a eficiência como nunca vimos antes. Orquestrarão fluxos de trabalho complexos e resolverão problemas com raciocínio semelhante ao humano, enquanto maximizam o desempenho e a relação custo-benefício em escala". Os agentes ajudam os programadores a escrever e a depurar código de forma mais eficaz e  permitem às empresas automatizar processos complexos de tomada de decisões e criar sistemas que podem aprender e adaptar-se a novos desafios", acrescentou.
O termo "IA agêntica" (que não deve ser confundido com "agentes de IA", os ajudantes mais básicos de IA) está aberto a algumas interpretações. De um modo geral, engloba o princípio de que os sistemas de IA devem ser autónomos e capazes de tomar decisões em tempo real, sem necessidade de direção ou intervenção humana. A meta é criar sistemas que possam resolver sozinhos problemas complexos e com várias etapas. 
A AWS já é um ator significativo nesta área, com a plataforma Amazon Bedrock (que permite a criação de IA agêntica) e ferramentas como o Multi-Agent Orchestrator e o serviço de desenvolvimento Amazon Q.

 


Pretende-se angariar 100 mil milhões de dólares para investir


Na sequência de uma investigação iniciada há um ano


Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital


De acordo com os dados do Consumer Conditions Scoreboard