A gigante Apple apostava tudo para 2025 ser o ano da IA no grupo, na sequência do lançamento do iPhone 16. A meta era avançar com várias soluções de IA ao longo do ano para tornar a assistente Siri cada vez mais inteligente. Agora, anunciou o adiamento deste objetivo para 2026, por causa dos atrasos no desenvolvimento da tecnologia.
Como avança a Reuters, a Apple tem vindo a introduzir a conta-gotas funcionalidades de IA generativa no sistema operativo iOS 18 e os planos passavam por criar uma versão mais personalizada da Siri. Mas a empresa da maçã adiou para o próximo ano, uma vez que a tecnologia está a demorar mais tempo do que esperava a ser desenvolvida.
A Apple estará a construir uma infraestrutura de computação na cloud, baseada nos seus próprios chips, com o objetivo de manter toda a privacidade durante a utilização da IA. Atualmente, o assistente Siri soma cerca de 1,5 mil milhões de pedidos por dia. A nova versão do assistente Siri personalizado, dará mais conhecimento do contexto pessoal do utilizador, assim como capacidade de tomar ações entre as aplicações do iPhone. Assim, terá a capacidade de entrar e sair das aplicações e executar tarefas pelo utilizador, através de informação que esteja guardada nos equipamentos do seu ecossistema.
Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital