Apple dá mil milhões por ano à Google para usar Gemini na Siri

2025-11-06

A assistente de voz da Apple, a Siri, vai ganhar superpoderes da Google, na que promete ser uma das maiores revoluções desde o seu lançamento. Assim, vai passar a usar inteligência artificial do Gemini, depois de um acordo entre as duas tecnológicas avaliado em mil milhões de dólares por ano. Com ele, a marca da maçã quer colocar a Siri ao nível dos assistentes mais avançados do mercado, com base no modelo Gemini da Google. Espera-se que a ‘nova' Siri arranque na primavera de 2026

O acordo ainda está a ser fechado, mas a Bloomberg diz que permitirá colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão. No âmbito da parceria, a Google está a trabalhar num modelo personalizado, que terá uma capacidade de 1,2 biliões de parâmetros, uma medida que permite ajustar o comportamento da IA e que determina a sua precisão e fiabilidade. O modelo atual usado pela Apple, o Apple Intelligence, tem 150 mil milhões de parâmetros.

Este modelo personalizado que está a ser desenvolvido será executado nos servidores de computação privada da cloud da Apple e não na infraestrutura da Google. Adianta-se que a Apple não quer que esta seja uma solução a longo prazo, mas apenas até que as suas equipas desenvolvam uma IA própria que substitua o Gemini.

 

 


Falha em testes deu acesso à internet aberta a agentes de IA


Fabricante do iPhone supera Nvidia numa corrida marcada por estratégias opostas na IA


Aumentando a sua ambição inicial para a futura infraestrutura europeia


Valor alcançou os 194 mil milhões de dólares em julho


Enquanto custos legais e reestruturação pressionam os lucros


Com Azure a crescer 43% e receitas de 90 mil milhões


Transformando identidades digitais em novo alvo