As gigantes Apple e a Meta estarão na corrida à compra da Perplexity AI. Com um motor de busca de conversação com IA nativa com o mesmo nome, a empresa concluiu recentemente uma ronda de financiamento com uma avaliação de 14 mil milhões de dólares.
A corrida à IA levou a Apple a discutir internamente a aquisição da Perplexity AI,que a ajudaria a ajudaria a impulsionar o seu próprio motor de busca, face à potencial perda da Google como fornecedora deste serviço, na sequência do processo judicial por práticas anticoncorrenciais que enfrenta nos Estados Unidos, avançou a Europa Press. A Bloomberg avança que as discussões ainda estão numa fase inicial e podem não levar a uma oferta de compra.
Mas também a Meta ponderou recentemente reforçar a sua área da IA com a aquisição da Perplexity AI, com a gigante de Mark Zuckerberg a analisar também outras opções. Mas não foi, até agora, feita qualquer oferta formal. Ainda recentemente, a Meta anunciou que irá pagar 14,3 mil milhões de dólares para comprar 49% da startup Scale AI e contratar o seu CEO, Alexandr Wang. E o dono de plataformas como o Facebook e o WhatsApp esará ainda a oferecer somas milionárias a dezenas de investigadores de empresas líderes em IA como a OpenAI e Google para os contratar.