Apple e Meta perto de alcançar um acordo com Bruxelas

2025-10-09

A Meta e a Apple podem estar prestes a alcançar um acordo com a Comissão Europeia, evitando desta forma serem alvo de mais multas pesadas impostas por Bruxelas, na sequência de processos que impuseram pesadas multas às respetivas operações no mercado europeu. A notícia é avançada pelo Financial Times. Ambas se têm defrontado com problemas, acusadas de incumprimento das regras europeias, como o Digital Markets Act e o Digital Services Act.
O jornal britânico diz que as partes envolvidas estão perto de chegar a uma solução para as ‘desavenças' dos últimos anos. No caso da Meta, o problema centra-se nas opções dadas: ou um modelo de pagamento de uma mensalidade nas redes sociais Facebook e Instagram ou sujeitar os utilizadores das redes sociais às práticas de recolha de dados das duas plataformas. A ideia passará por tornar mais claras todas as opções à disposição dos utilizadores.
Já na Apple, estão em análise as alterações que devem ser feitas à App Store e aos termos que a tecnológica mantém com os developers de aplicações presentes na loja virtual.
Em abril, a Comissão Europeia avançou com a aplicação de multas milionárias contra ambas as big tech. No caso da dona do Facebook, foi de 200 milhões de euros e na marca da maçã de 500 milhões. A confirmar-se este acordo, as duas tecnológicas norte-americanas podem escapar a estas  multas.


Alemanha será sede do Centro Europeu de Operações


Nova solução deverá ser lançada na primavera de 2026


No caso de a venda de produtos ilegais ser um "problema sistémico"


Para criar IA Industrial com foco na soberania digital


Orçamento terá agora de ser aprovado no Parlamento


O também dundador da Altice quer que seja reconhecido que tem 20% do grupo devolução desse valor


Prevendo-se um crescimento contínuo nos próximos sete anos


Reunindo recursos essenciais para o desenvolvimento da tecnologia