AWS avança com cloud soberana independente na Europa

2025-06-05

A Amazon Web Services (AWS), a divisão de cloup computing da gigante Amazon, vai criar uma estrutura empresarial na Alemanha, com uma empresa-mãe e três subsidiárias, como parte do projeto de uma cloud soberana que está a lançar na Europa. Esta nova entidade vai assim liderar o desenvolvimento da AWS European Sovereign Cloud, uma infraestrutura de cloud autónoma, gerida exclusivamente por funcionários europeus. O projeto deverá ser oficialmente lançado no final de 2025.
A vice-presidente da AWS, Kathrin Renz, será a diretora-geral da empresa-mãe alemã, que taserá dirigida por "funcionários governamentais da UE responsáveis pela segurança e privacidade". "Tudo o que é necessário para operar a AWS European Sovereign Cloud está na UE", avança a AWS.
Adianta ainda que "além da infraestrutura independente, não haverá controlo operacional fora das fronteiras da UU. Apenas os funcionários da AWS, residentes na UE, controlarão as operações diárias, incluindo o acesso a centros de dados, suporte técnico e atendimento ao cliente para a Cloud Soberana Europeia da AWS".
Um número crescente de gigantes tecnológicos e fornecedores de serviços cloud, incluindo os rivais da Amazon, como a Microsoft e a Google, oferecem programas europeus de cloud soberana ou de residência de dados. O que ajuda os clientes a cumprir as leis locais europeias de privacidade e proteção de dados, como o GDPR.
A AWS anunciou em maio de 2024 que investiria 7,8 mil milhões de euros para construir a AWS European Sovereign Cloud na Alemanha até 2040, com a primeira "região" cloud a entrar em operação. Contará com infraestruturas localizadas na UE e funcionará independentemente das atuais regiões de computação cloud. Os clientes que a utilizarem poderão manter os seus dados e metadados - incluindo as configurações que utilizam para executar o AWS - na EU, para cumprir as leis e regulamentos aplicáveis.
Para além da nova presença empresarial na Alemanha, a AWS está a criar um conselho consultivo, composto por cidadãos da UE, e um centro de operações de segurança europeu dedicado.
"Projetámos a AWS European Sovereign Cloud para responder aos requisitos de soberania digital europeia, mantendo o portfólio de serviços, segurança, confiabilidade e desempenho. O nosso investimento reforça o nosso compromisso com o futuro digital da Europa", garante a gigante.
Este movimento estratégico da Amazon representa uma clara resposta ao apelo por maior autonomia digital dos estados-membros e reforça a importância da soberania tecnológica como pilar económico e geopolítico da União Europeia.
 


Ao mesmo tempo que cria uma super-equipa para esta área


Concentração na área dos satélites


Mostra World Wealth Report 2025 do Research Institute da Capgemini


No sentido de explorar formas de segurança nas redes e dados


Para ajudar robots a ouvir e compreender o mundo


Quer mostrar que é um parceiro estável e confiável


No âmbito do “Programa de Segurança para a Europa”