O Banco Europeu de Investimento prepara-se para lançar o Tech EU, com o objetivo de ajudar o bloco europeu a competir com a China e os EUA na corrida pelo desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis, digitais e inovadoras. Projeta injetar 70 mil milhões de euros no desenvolvimento de empresas de tecnologia europeias nos próximos três anos (2025-2027).
O plano passa por alavancar os esforços da Comissão Europeia para apoiar investimentos de maior risco e empresas inovadoras ao longo da jornada de investimento. IA, supercomputadores, infraestrutura digital, matérias-primas críticas, indústria verde, saúde, robótica e tecnologias de segurança e defesa são algumas das áreas onde o Banco Europeu de Investimento quer apostar.
E com o valor que vai disponibilizar, o BEI espera mobilizar mais 250 mil milhões de euros em dinheiro privado, à medida que os investidores apostam em projetos apoiados pelo organismo. Os 70 mil milhões de euros serão divididos em 20 mil milhões de euros para capital e quase-capital, 40 mil milhões de euros para empréstimos e 10 mil milhões para garantias em 2025-2027.